Entrevista de emprego: destaque seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos

Destaque seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos durante a entrevista de emprego. Confira apontamentos relevantes!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua trajetória profissional. Por isso, é relevante que se atente ao seu próprio currículo e direcione a construção da sua narrativa.

Entrevista de emprego: destaque seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos

Muitos fatores são analisados por uma empresa durante a entrevista de emprego. Por isso, é importante que o candidato leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem seus pontos fortes e direcione seus pontos fracos.

O candidato deve falar sobre seus pontos fracos de forma resolutiva. Ao informar que possui dificuldades para falar em público, é importante destacar que pretende estudar teatro, por exemplo.

Fale sobre a sua experiência profissional

Sendo assim,  fale sobre sua proatividade; facilidade para lidar com metas; comprometimento com a empresa; facilidade para realizar a gestão de pessoas; fluxos internos; capacidade analítica; direcionamento de projetos; dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Adote uma postura assertiva

A sua postura deve ser participativa durante o processo seletivo. Por isso, é aconselhável que não cruze os braços e pernas; fale de maneira tranquila; evite deixar objetos no seu colo; evite gesticular excessivamente. Caso seja possível, procure manter contato visual com o gestor do processo de recrutamento e seleção, dentre outros pontos relevantes para o direcionamento do seu comportamento.

Uma vez que, além do direcionamento de sua narrativa, a sua postura corporal é fundamental para a avaliação feita durante o processo de recrutamento e seleção. Certamente, muitos pontos devem ser adaptados.

Já que é muito importante que durante a entrevista de emprego a postura do candidato seja orgânica. No entanto, ao prestar atenção plena aos seus gestos e, por conseguinte, direcionar o seu comportamento, é possível evitar uma postura de autossabotagem profissional.

Faça perguntas relevantes durante a entrevista de emprego

Portanto, na condição de candidato, faça uso do espaço cedido ao final da entrevista de emprego para questionar pontos relevantes. Sendo assim, faça perguntas sobre os benefícios, as principais atividades da vaga, a possibilidade de flexibilização de horário, dentre outros fatores que sejam relevantes para a sua carreira profissional.

Avalie as objetividades envolvidas

Dessa forma, enquanto candidato, estará se colocando positivamente durante o processo seletivo, tornando a avaliação feita pelo recrutador genuína e objetiva. Visto que o candidato também deve analisar a viabilidade da contratação, considerando que a escolha da empresa deve ser benéfica para todos os envolvidos. Sendo assim, é cabível que o candidato analise os fatores envolvidos e seus objetivos profissionais em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.