Como fazer sabão com óleo de cozinha; confira o passo a passo

Confira todas as etapas e outras curiosidades sobre este caseiro

Existem muitos produtos caseiros que são úteis para realizar a limpeza da casa como um todo e estes são derivados dos mais diversos componentes. Nesse contexto, o mais comum é fazer o sabão com óleo de cozinha, já que suas propriedades passam por transformações químicas bem específicas.

Sendo assim, aquele resto que foi utilizado para fritar um alimento pode acabar por ganhar outra utilidade. Além disso, ainda auxilia na preservação do meio ambiente e ainda te ajuda a economizar dinheiro na hora de fazer o mercado do mês.

Confira como fazer sabão com óleo de cozinha

Nesse sentido, é interessante que se acumule uma quantidade considerável do que será necessário para o processo, pois o resultado final irá render mais. Além disso, o mais ideal é que apenas se use o produto caseiro após 10 dias do término do preparo.

Em relação aos métodos, para fazer sabão com óleo de cozinha, é importante que se utilize vasilhas de plástico e colheres de madeira para misturar. Uma vez que os outros materiais podem reagir, por exemplo, com a soda cáustica, um dos componentes de base, e interferir na fabricação.

Ingredientes

  • ½ litro de água;
  • 1 litro de óleo de cozinha;
  • ¼ litro de soda cáustica;

É possível acrescentar um pouco de detergente ou de sabão em pó para proporcionar um cheiro mais característico, mas é completamente opcional. Ainda, outra alternativa é adicionar essências como as de coco, as de baunilha, as de girassol, etc.

Como fazer sabão com óleo de cozinha
Como fazer sabão com óleo de cozinha. Foto: Canva Pro

Modo de preparo do sabão com óleo de cozinha

O primeiro passo é colocar a água para ferver, de preferência, em uma temperatura de aproximadamente 70 graus. Em seguida, antes de atingir o ponto de fervura, insira a soda cáustica. Por fim, retire a panela do fogo rapidamente.

Nessa etapa é fundamental manter uma distância considerável e ter muito cuidado para manusear o recipiente. Isso porque a mistura desses dois itens pode gerar pequenas explosões no momento do contato dos gases e espirrar o líquido, podendo causar acidentes.

Após a mistura ficar completamente homogênea, continue mexendo até o derretimento da soda. Após estar 100% dissolvida, chegou a hora de acrescentar o ingrediente principal para fazer sabão com óleo de cozinha, que dará aquele aspecto mais engrossado para a solução.

Pontos relevantes

Nesse último momento, o ideal é que o óleo usado esteja coado para que não haja sobras de resíduos alimentares no preparado. Para isso, é possível usar uma esponja de aço, mas a utilização de uma peneira pequena termina sendo a opção mais efetiva.

Além do mais, como dito, você pode adicionar um pouco de sabão em pó para dar um bom cheiro. Assim, ajudar na formação de espuma lá na hora da limpeza. É nesse passo, também, que se deve juntar as essências de sua preferência.

Ainda, outro toque especial que pode dar ao fazer sabão com óleo de cozinha é incluir anilina no composto. Obviamente, a ideia é proporcionar uma tonalidade característica para o produto final, sendo que a predileção das cores fica a critério de cada um.

Finalização

Dando continuidade, será necessário agitar o líquido em intervalos periódicos para torná-lo cada vez mais grosso de maneira mais rápida, sendo o tempo ideal entre 30 e 45 minutos. Com isso, as reações para que ele mude de forma serão incrivelmente mais eficazes.

Após repetir umas 3 a 4 vezes, despeje toda a mistura em uma assadeira, agora já podendo ser de qualquer tipo de material, pois não haverá mais interferências de substâncias nesse ponto. Apenas, então, tome cuidado que ela esteja forrada com um plástico ou com papel alumínio.

Para terminar de vez, leve a fôrma a um local com bastante sol e aguarde até que o sabão com óleo de cozinha esteja completamente seco, o que geralmente demora em torno de 2 a 3 dias. Lembrando que o uso para limpeza só deve ser feito depois de mais 10 dias.

Benefícios ambientais

Além do seu bolso, a natureza agradece a redução dos impactos ambientais que esse processo de reaproveitamento gera. Afinal, é sabido que cada litro de óleo tem uma capacidade assustadora de contaminar até 25 mil litros de água.

Nesse sentido, é possível gastar menos e ao mesmo tempo proteger o meio ambiente. Visto que fazer sabão com óleo de cozinha diminui poluição de rios e lagos e contribui para a mitigação dos danos do aquecimento global.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.