Entrevista de emprego: destaque a sua trajetória profissional de modo assertivo e resolutivo

Destaque a sua trajetória profissional de modo assertivo e resolutivo durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

É importante que você, na condição de candidato, conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade de direcionamento de sua carreira profissional. Sendo assim, destaque positivamente os principais pontos de sua trajetória até o momento.

Entrevista de emprego: destaque a sua trajetória profissional de modo assertivo e resolutivo

O profissional de recrutamento e seleção possui pouco tempo para uma análise inicial do candidato. Por isso, é primordial que você, na condição de candidato, destaque positivamente os seus resultados através de sua narrativa e corrobore os seus valores profissionais por meio de sua postura.

Fale sobre resultados anteriores

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que destaquem os seus resultados anteriores, falando sobre sua capacidade analítica; gestão de pessoas; acompanhamento de projetos; implementação de sistemas; facilidade para construir um relacionamento entre a empresa e o cliente; inovação; criatividade; senso de urgência; dentre outros aspectos.

Aponte resoluções para seus pontos negativos

Equilibre as informações falando sobre seus pontos negativos. Sendo assim, leve para a entrevista de emprego resoluções para cada apontamento negativo referente ao seu comportamento ou característica. Por exemplo, você pode me informar que se conceitua como uma pessoa tímida, porém, é importante que informe também que deseja  estudar teatro.

Fale sobre conhecimentos e/ou características 

Além disso, você pode direcionar o seu ponto de melhoria para uma questão técnica. Por exemplo, você pode afirmar que precisa melhorar o seu grau de conhecimento em um sistema muito importante dentro da sua área de atuação; ao passo que você deve informar que já realizou cotações em algumas instituições específicas. Dessa maneira, está demonstrando autoconhecimento e autorresponsabilidade profissional; o que é um valor agregado a ao seu perfil profissional.

Adote uma postura assertiva e participativa

A sua postura deve acompanhar a sua narrativa. Por isso, você deve adotar uma postura participativa de forma orgânica. Evite cruzar braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; direcione o seu comportamento e mantenha contato visual com o profissional que  estiver lhe entrevistando.

Trabalhe a sua respiração e direcione o seu posicionamento

Além disso, é importante que você evite atrasos e trabalhe a sua respiração. Dessa maneira, você poderá direcionar de modo orgânico o seu posicionamento e responder aos questionamentos feitos durante a entrevista de emprego. 

Faça adaptações relevantes

Sendo assim, faça adaptações dos pontos citados e evite ficar aquém do seu potencial no mercado de trabalho ao adotar uma postura de autossabotagem profissional. Uma vez que, ao se colocar durante o processo seletivo, você torna a avaliação feita pelo profissional de recrutamento e seleção mais dinâmica e genuína; ao passo que também pode avaliar a compatibilidade do perfil e a viabilidade da contratação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.