Entrevista de emprego: desmonstre resiliência e destaque sua trajetória profissional

Desmonstre resiliência e destaque sua trajetória profissional durante a entrevista de emprego. Confira dicas adaptáveis e relevantes!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato direcione a sua trajetória profissional. Por isso, é necessário que o candidato estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada e destaque o seu potencial profissional de modo orgânico.

Entrevista de emprego: desmonstre resiliência e destaque sua trajetória profissional

A volatilidade do mercado atual impacta o fluxo de oferta e demanda das empresas; por conseguinte, impacta o fluxo de contratações. Por isso, é importante que o profissional demonstre resiliência e capacidade de lidar com pressão; já que é necessário que uma empresa consiga lidar com o fluxo do mercado atual através da proatividade e da capacidade de lidar com fatores externos do seu capital humano.

Destaque a sua experiência de forma assertiva 

Por isso, é importante que você leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem seus valores profissionais, como o senso de urgência; proatividade; facilidade para gerir pessoas; capacidade analítica; gestão e acompanhamento de projetos; eliminação de etapas de processos; condução de treinamentos e de reuniões; direcionamento do relacionamento da marca com o cliente; inovação, dentre outros aspectos que estejam relacionadas ao seu perfil profissional.

Fale sobre seus defeitos

No entanto, é importante também que o candidato saiba direcionar seus defeitos de maneira resolutiva. Por exemplo, você pode destacar que precisa elevar o seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema específico dentro da sua área de atuação, porém, é importante que você também informe que está realizando cotações com escolas específicas.

Direcione o seu comportamento

Além dos fatores relacionados a sua narrativa, você deve direcionar o seu comportamento. Por isso, enquanto candidato, é importante que você não cruze seus braços; fale de maneira calma; mantenha contato visual com o profissional do processo de recrutamento e seleção.

Caso seja possível, chegue com antecedência ao local marcado, se familiarize com o ambiente trabalhando a sua respiração e repensando a sua trajetória de forma assertiva. Dessa maneira, o candidato irá elevar suas chances de sucesso ao se colocar positivamente. Haja vista que o mais importante é que não fique aquém do seu potencial ao abdicar de apresentar a sua trajetória de maneira orgânica durante o processo seletivo.

Adapte os pontos citados

Portanto, é relevante que o candidato adapte os pontos citados para que apresente a sua trajetória profissional, tornando o processo seletivo genuíno e resolutivo. É possível que o candidato analise a viabilidade da contratação ao minimizar o seu nervosismo, uma vez que essa análise deve ser feita por todas as partes envolvidas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.