Entrevista de emprego: construa uma narrativa assertiva e direcione o seu comportamento

Construa uma narrativa assertiva e direcione o seu comportamento durante a entrevista de emprego. Confira dicas para o candidato!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para o candidato direcionar a sua trajetória profissional, considerando seus objetivos em longo prazo.

Entrevista de emprego: construa uma narrativa assertiva e direcione o seu comportamento

Por isso, é viável que se prepare para essa situação de avaliação através do seu comportamento e da construção da sua narrativa. A narrativa do candidato deve ser composta por situações vivenciadas, contudo, é importante exemplificar seus pontos fortes através dos dados de destaque do seu currículo.

Destaque a sua experiência profissional

Por exemplo, é possível falar sobre a sua própria proatividade; senso de urgência; capacidade para lidar com metas; gestão de conflitos, pessoas e processos; controle de agendas; elaboração de metas; condução de reuniões; campanhas motivacionais, dentre outros aspectos relacionados ao seu perfil profissional.

Pontos fracos e soluções

O direcionamento dos seus pontos fracos também é importante durante o processo seletivo. No entanto, ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também uma solução. Por exemplo, é importante destacar que deseja estudar teatro, ao se colocar como uma pessoa tímida.

Adote uma postura assertiva

A postura do candidato é multifatorial. Por isso, é importante que o seu comportamento acompanhe a sua narrativa, reforçando seus pontos positivos. Sendo assim, não deixe seus braços cruzados; fale de maneira tranquila; mantenha contato visual com a gestão do processo seletivo.

Caso seja possível, é relevante que chegue com alguns minutos de antecedência ao local marcado para a entrevista de emprego, já que dessa forma poderá se familiarizar com o ambiente e trabalhar a sua respiração.

Entrevista coletiva

Tenha cuidado para não interromper o profissional que conduz a entrevista, bem como outros participantes, caso participe de uma entrevista de emprego coletiva. Além disso, caso a sua entrevista de emprego aconteça em grupo, tenha cuidado para não interromper outros participantes ao se lembrar de alguma resposta que não foi dada anteriormente, bem como, ao se identificar com outro participante em alguma questão.

Faça perguntas relevantes

É viável que o candidato faça uso do espaço cedido ao final do processo seletivo perguntando pontos relevantes sobre a vaga, considerando o planejamento de carreira, os valores envolvidos, a possibilidade de flexibilização de horários, dentre outros aspectos importantes.

Uma vez que é viável que a entrevista de emprego seja uma troca mútua e eficiente para todos os envolvidos. Por isso, é cabível que o candidato também avalie a compatibilidade dos perfis. No entanto, essa avaliação se torna possível quando o candidato não fica aquém do seu potencial profissional.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.