Entrevista de emprego coletiva: evite se destacar negativamente

Evite se destacar negativamente durante uma entrevista de emprego coletiva. Confira dicas relevantes e adaptáveis!

É de grande valia para o candidato o direcionamento resolutivo dentro de uma entrevista de emprego. Entretanto, esse direcionamento não diz respeito a um destaque disfuncional.

Entrevista de emprego coletiva: evite se destacar negativamente

O destaque negativo ocorre em uma entrevista de emprego algumas vezes, principalmente quando a entrevista de emprego é feita de maneira coletiva. Visto que muitas pessoas acabam se destacando e os demais se sentem aquém de suas capacidades profissionais.

Entretanto, o profissional de recrutamento e seleção está avaliando todos os presentes. Por isso, não pense que profissional que se destaca por falar com um tom de voz mais elevado ou por ter uma narrativa mais complexa, será o candidato que ficará com a vaga, apenas pelo destaque.

Foque na sua narrativa

A avaliação do profissional selecionador vai muito além disso. Por isso, sugerimos que você foque na sua narrativa, independentemente se você estiver participando de uma entrevista de emprego em grupo, individual ou online.

Certamente há pessoas que demonstram mais autoconhecimento profissional e conseguem demonstrar suas habilidades e competências de uma forma positiva e natural.

Fale sobre situações concretas

O mais importante é que você consiga demonstrar suas competências e habilidades, se possível, corroborando-as através da sua trajetória. Para isso, é importante que você leve para a entrevista de emprego situações das quais você passou e que demonstrem sua capacidade de trabalhar em equipe; o seu senso de urgência; a sua disponibilidade para buscar resultados; enfim, quaisquer situações que demonstrem o quanto você é uma pessoa comprometida com os resultados de uma empresa.

Por isso, caso você participe de uma entrevista de emprego coletiva, foque na sua trajetória e na pergunta que foi feita, independentemente da postura dos demais candidatos.

Não interrompa os demais candidatos

Além disso, também é importante que o candidato em uma entrevista de emprego em grupo não interrompa os demais ao se lembrar de algum fato durante a narrativa de outra pessoa. Esse é um ponto negativo muito observado pelo profissional da área de recrutamento e seleção.

Certamente, o candidato que se destaca positivamente pode não chamar a atenção do grupo. Porém, ele é uma pessoa que está centrada em sua própria história, e, portanto, conhece seus pontos fortes e fracos. Sendo assim, essa base deve ser a sua lógica para que você se comporte positivamente e não se guie por narrativas e posturas de outras pessoas.

Cultura da empresa

É importante também que você conheça a cultura da empresa para todos os tipos de entrevista. Dessa maneira, você poderá se adequar a sua vestimenta. Por exemplo, uma cultura de startup pode ser muito permissiva, ao passo que uma cultura tradicionalista requer que você seja mais formal.

Sendo assim, são pontos que podem aumentar as chances de sucesso e podem te dar um destaque profissional na entrevista individual ou coletiva de modo orgânico. Visto que a entrevista de emprego é uma oportunidade para o direcionamento de sua carreira.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.