Entrevista de emprego: apresente seus pontos positivos e negativos de forma orgânica

Apresente seus pontos positivos e negativos de forma orgânica durante a entrevista de emprego. Confira dicas relevantes!

A entrevista de emprego é uma oportunidade para que o candidato consiga demonstrar o seu potencial no mercado de trabalho atual, apresentando os pontos relevantes do seu currículo. Por isso, é importante que o candidato conceitue a entrevista de emprego como uma oportunidade para que se recoloque no mercado de trabalho, alcançando seus objetivos.

Entrevista de emprego: apresente seus pontos positivos e negativos de forma orgânica

No entanto, quando o nervosismo domina o comportamento do candidato, ele pode ficar aquém do seu potencial, correndo o  risco de adotar uma postura de autossabotagem profissional, ainda que esse fato ocorra de maneira indireta.

Destaque a sua trajetória profissional

Por isso, é relevante para o candidato que direcione uma postura positiva e construa uma narrativa com base em sua vivência profissional.

Leve para a entrevista de emprego situações concretas que reforcem o seu potencial profissional, falando sobre sua proatividade; capacidade de gerir pessoas; acompanhamento de projetos; implementação de sistemas; treinamento; desenvolvimento; condução de dinâmicas de grupo; capacidade analítica; senso de urgência; inovação; facilidade para construir a relação entre a empresa e o cliente; criatividade, dentre outros pontos que sejam relacionados ao seu perfil profissional.

Adote uma postura participativa 

Além da construção da sua narrativa, você deve direcionar também o seu comportamento. Sendo assim, é relevante que – na condição de candidato – você não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção.

Não deixe objetos no seu colo; evite atrasos; controle seus gestos para que não gesticule excessivamente durante a construção da sua narrativa, dentre outros aspectos comportamentais que possam demonstrar ao seu nível de ansiedade.

Qualidades e defeitos

É importante que o candidato saiba responder aos questionamentos sobre seus defeitos; já que – geralmente – na entrevista de emprego são questionadas as qualidades e os pontos fracos do candidato. No entanto, apresente-os de forma resolutiva.

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, informe que pretende realizar um curso de teatro. Ao informar que precisa melhorar seu nível de conhecimento sobre um determinado sistema importante dentro da sua área de atuação, informe que já realizou algumas cotações com escolas específicas.

Adapte os pontos citados 

Dessa forma, estará demonstrando autorresponsabilidade profissional; o que é um valor intangível avaliado durante o processo de recrutamento e seleção. Sendo assim, faça as devidas adequações dos pontos citados e direcione a sua trajetória profissional de forma resolutiva; ainda que seja algo perceptível apenas em longo prazo. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.