Entenda por que fila do Bolsa Família pode ser maior do que se imagina

De acordo com o Governo Federal, 1,2 milhão de pessoas estão na fila do Bolsa Família. Mas número tende a ser muito maior

O Governo Federal vem afirmando por meio do Ministério da Cidadania, que cerca de 1,2 milhão de pessoas estão na fila de espera para entrar no Bolsa Família. São indivíduos que se encaixam em todos os critérios de entrada do programa, mas que por uma questão de orçamento, não estão conseguindo receber o dinheiro.

Apesar desse dado ser oficial, se imagina que ele está defasado. O que se espera é que o número de brasileiros que estejam nesta fila seja neste momento muito maior do que esses 1,2 milhão apontado pelo Ministério. Acontece que essa conta do Governo foi congelada ainda no último mês de abril.

Então assim que o Palácio do Planalto começou a liberar o dinheiro do Auxílio Emergencial este ano, eles começaram a parar de contar quantos indivíduos estavam na fila. Então, na prática, esse 1,2 milhão é o retrato do que estava acontecendo em abril. Eles, portanto, não contam as pessoas que entraram depois.

De acordo com as informações oficiais, entre os meses de abril e julho, algo em torno de 600 mil pessoas entraram no Cadúnico em situação de pobreza ou de extrema-pobreza. São brasileiros que possivelmente se encaixam nas regras do Bolsa Família e que deveriam estar recebendo o dinheiro do programa.

De acordo com informações do Consórcio Nordeste, hoje a fila de entrada no programa está na faixa dos 2,4 milhões de brasileiros. Eles afirmam que o Governo Federal precisa encerrar esse processo o quanto antes. Isso porque eles entendem que essas pessoas estão precisando muito de ajuda neste momento.

Fila do Bolsa Família

Mas como essa fila do Bolsa Família se forma exatamente? De acordo com o Ministério da Cidadania, essa é um fenômeno que acontece porque o Governo não tem mais dinheiro no orçamento para atender todas as pessoas.

Anualmente, aliás, o Governo aprova um limite de orçamento para pagar o Bolsa Família. Quando a quantidade de pessoas ultrapassa esse teto de gastos, então esses brasileiros excedentes acabam indo para uma fila de espera.

Em tempos normais, esse número vai variando mês após mês. Isso porque se sabe que muita gente acaba deixando o programa. Então pessoas que estão na fila acabam ganhando o direito de entrar no benefício.

Governo promete zerar em dezembro

A promessa do Governo Federal é acabar de vez com esse problema a partir do próximo mês de dezembro. É que o plano é conseguir aumentar a quantidade de usuários do programa dos atuais 14,6 milhões para 17 milhões.

Naturalmente, os usuários que estão atualmente na fila de espera teriam prioridade para entrar no novo benefício. Pelo menos é isso o que se espera. Assim, a fila seria zerada a partir do último ano.

Só que isso pode não ser algo definitivo. É que se muita gente seguir pedindo para entrar no benefício, então a fila de entrada no Bolsa Família poderia voltar a se formar mais uma vez. E isso aconteceria já no início de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.