Entenda por que é importante manter o Cadúnico atualizado

O Governo Federal está pagando a nova rodada do Auxílio Emergencial e muita gente que precisa do benefício não está recebendo o dinheiro. Em muitos desses casos, isso aconteceu porque essas pessoas esqueceram de atualizar informações no Cadastro Único do Governo Federal, o Cadúnico.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o cadastro é uma espécie de lista de brasileiros que estão em situação de pobreza ou de extrema pobreza no Brasil. É por esse sistema que o Governo Federal analisa quem deve ter o direito de receber programas sociais ou não.

Para receber o Bolsa Família, por exemplo, é importante ter a inscrição em dia na lista. No Auxílio Emergencial do ano passado, o programa também tomou como base esse dispositivo para fazer os pagamentos para pelo menos uma parte desses nomes.

Isso também acontece com os programas dos governos dos estados. Agora nos pagamentos dos Auxílios estaduais, vários Governadores optaram por analisar os nomes do Cadúnico para definir quem tem e quem não tem o direito de receber as quantias.

Em resumo, é cada vez mais importante se cadastrar nessa lista para ter a chance de receber benefícios sociais tanto do Governo Federal como dos Governos estaduais. Além disso, é importante manter os dados atualizados. Se alguém teve um bebê ou se uma pessoa se mudou da casa essa informação precisa ser atualizada.

Como entrar? Quem pode entrar?

No entanto, vale lembrar que nem todo mundo pode entrar nesta lista. De acordo com informações do próprio Ministério da Cidadania, apenas famílias que tenham renda per capita mensal de até meio salário mínimo podem se inscrever. As casas que recebem até três salários mínimos de maneira total também podem entrar.

Essas pessoas podem se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da cidade. É por lá que o cidadão vai poder entrar na lista. O trabalhador terá que levar seus documentos mais básicos como RG e título de eleitor para fazer a entrada.

O Cadúnico em si não é um programa social. No entanto, ele é uma espécie de porta de entrada para esses benefícios. Então o fato de entrar para lista não vai significar que o trabalhador vai ganhar algum dinheiro. No entanto, não dá para negar que as chances aumentam.

Auxílios do Governo

No segundo semestre, o Governo Federal e vários governos estaduais estão planejando uma série de auxílios para a população mais humilde. Eles ainda não definiram quais pessoas irão receber esses benefícios. É possível que alguns deles usem justamente o Cadúnico para fazer essa seleção.

Na maioria dos casos, não dá tempo para fazer uma entrada no cadastro na última hora. Em alguns estados, por exemplo, eles estão pegando apenas os cidadãos que tinham a conta ativa no último mês de dezembro. Então é importante entrar na lista o quanto antes.

O trabalhador que está no cadastro pode ver como estão as suas informações via internet. Para isso, basta acessar o site Meu Cadúnico do Governo Federal e inserir as informações básicas. Por lá, vai ser possível ter uma noção geral da conta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.