Entenda por que ataques de tubarão mudaram lógica de Auxílio Emergencial no Recife

Prefeitura da cidade de Jaboatão, em Pernambuco, mudou a lógica do pagamentos dos Auxílios depois dos ataques de tubarão na região

Nas últimas duas semanas, a cidade de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, foi palco de cenas que se assemelham com um filme de terror. Dois ataques de tubarão em um mesmo trecho da praia de Piedade acabou terminando com uma vítima fatal e outra em estado grave. Mas o que o Auxílio Emergencial tem a ver com isso?

Explica-se: de acordo com a Prefeitura de Jaboatão, existia um plano para pagar um benefício emergencial para os trabalhadores das praias da cidade. O motivo não tinha qualquer relação com os ataques de tubarão na área. O problema era a questão da pandemia do novo coronavírus, que diminuiu a circulação de pessoas na área.

No entanto, esses dois ataques recentes de tubarão fizeram com que a Prefeitura mudasse de ideia quanto a isso. É que agora as autoridades locais decidiram fechar justamente esse trecho de 2 quilômetros e 200 metros. Nessa área portanto está proibido até mesmo ficar na praia. E isso foi portanto mais um baque para os indivíduos que trabalham no comércio informal do local.

Por isso, a Prefeitura decidiu antecipar os pagamentos desse auxílio para essas pessoas que trabalham nesse trecho da praia. De acordo com as informações oficiais, o benefício em questão só começaria a ser pago daqui a alguns meses. Agora, no entanto, esses cidadãos passarão a receber o programa nos próximos dias.

Vale lembrar que o Auxílio Emergencial municipal de Jaboatão pretende pagar três parcelas no valor de R$ 180 cada uma delas. O foco neste momento está justamente nos trabalhadores informais que não estão podendo trabalhar nem por causa da pandemia, nem por causa dos ataques de tubarão na região.

Ataques de tubarão

De acordo com as informações oficiais, o primeiro desses ataques de tubarão em Jaboatão aconteceu no último dia 10 de julho. O auxiliar de serviços Marcelo Rocha Santos, morreu depois que um desses animais arrancou uma de suas mãos

Aos 51 anos de idade, ele chegou a ser levado para o hospital ainda com vida. No entanto, quando ele chegou no local, estava morto. O segundo caso aconteceu neste último domingo (25). Neste segundo episódio, a vítima está viva.

Mas não passa bem. De acordo com as informações oficiais, Everton dos Reis Guimarães, sofreu o ataque e teve vários ferimentos na parte posterior da coxa esquerda e no glúteo. No último domingo ele passou por uma cirurgia e seu estado de saúde é estável.

Auxílio Emergencial

Esse auxílio emergencial de Jaboatão mostra bem o desenho dos benefícios sociais no Brasil. É que desde o começo deste ano vários estados passaram a fazer os seus próprios pagamentos para as pessoas. E aí eles levam em consideração as nuances da sua região.

É por isso, por exemplo, que apenas algumas unidades da federação decidiram pagar um auxílio para as pessoas que trabalhavam com o Carnaval ou São João. Em outros lugares, o foco foi nos trabalhadores de eventos.

O Presidente Jair Bolsonaro disse em mais de uma oportunidade que é contra o pagamento de auxílios por governos de estados ou prefeituras de cidades. De acordo com o chefe do executivo, isso poderia transformar cidadãos em pessoas dependentes do estado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.