Entenda o Financiamento Imobiliário da CEF

A CEF facilita o financiamento imobiliário, entenda como funciona e saiba como solicitar. Confira!

Como funciona o financiamento imobiliário na Caixa Econômica Federal?

Assim como ocorre por via regra do financiamento imobiliário, a Caixa libera o crédito habitacional para que seja pago em até 35 anos. 

Conforme informações oficiais da Caixa, esse financiamento imobiliário funciona da seguinte forma: a Caixa avalia o imóvel e as condições de pagamento. 

Sendo assim, dependendo da modalidade do seu financiamento você pode optar pela carência para começar a amortizar o seu Saldo Devedor.

Durante esse período você pagará somente os prêmios de seguro MIP e DFI, além da tarifa de administração do contrato mensal se a contratação ocorrer no SFH (Sistema Financeiro da Habitação).

Juros e a amortização são incorporados ao saldo devedor

 A atualização monetária, os juros e a amortização, suspensas durante a fase de carência, serão incorporadas ao saldo devedor do contrato. A parcela do financiamento pode ser de até 30% da sua renda familiar bruta e é possível utilizar o seu FGTS como parte do pagamento

Veja o passo a passo oficial desse processo:

Simulação

Informe seus dados e descubra o valor da prestação, prazo e outras condições para financiar um imóvel. Assim, poderá fazer uma simulação no site da CEF.

Apresente a documentação para análise

Apresente a documentação para os correspondentes bancários ou para o gerente, na agência. É nesse momento que a Caixa identifica as possibilidades de uso do seu FGTS e o tipo de crédito que é mais adequado para você.

Análise de engenharia

Depois de analisar os documentos, a Caixa vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso.

Contrato

Após a avaliação da engenharia, ocorre a assinatura do contrato na agência. É necessário registrar o contrato no cartório de imóveis para liberação do crédito.

Pagamento das prestações

Ao longo do prazo estabelecido no contrato, são pagas as parcelas mensais do financiamento habitacional.A caixa permite o débito em conta ou ainda, pode imprimir os boletos pelo site ou pelo aplicativo Habitação Caixa.

Faça a gestão do seu financiamento

Se deseja amortizar o seu saldo devedor, ou ainda, se precisar de uma pausa no pagamento das prestações é possível realizar esses processos  pelo Internet Banking Caixa, pelo site ou na sua agência.

Saldo do FGTS

O saldo do FGTS pode ser utilizado para o financiamento do imóvel, sendo uma das condições que o trabalhador tenha pelo menos 3 anos de carteira assinada.

O imóvel deve estar localizado no mesmo município, nos municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana onde você mora há mais de um ano, dentre outras condições.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.