Enem e vestibulares: 4 dicas de filmes sobre a Guerra a Fria 

A Guerra Fria foi um dos principais conflitos do século XX. O evento que durou décadas não tem nada a ver com um combate bélico, mas sim com outra forma de confronto. 

Trata-se de um intenso combate entre o capitalismo x socialismo nas esferas políticas, econômicas, sociais e ideológicas, que só acabou com o fim da URSS em 1991. 

Por conta disso, selecionamos 5 filmes para aprimorar seus conhecimentos sobre a Guerra Fria. Acompanhe o artigo e fique por dentro. 

13 dias que abalaram o mundo 

O filme mostra como foram os treze dias que abalaram o mundo em 1962, quando os Estados Unidos ficaram sabendo das bombas que estavam sendo levadas para Cuba. 

Uma base militar estava sendo montada em Cuba, justamente por ser um ponto estratégico para possíveis lançamentos de mísseis.

O longa retrata os acontecimentos da época, assim como esse evento que poderia desencadear uma terceira guerra mundial.

Adeus, Lênin 

O longa mostra como foi o fim da Guerra Fria, assim como a dissolução da União Soviética e a Queda do Muro de Berlim. Narra a história de uma socialista que entra em coma durante o conflito e só acorda no final dele.

Além disso, exibe de forma primorosa como ocorria a divisão entre a Alemanha Ocidental e Oriental, assim como a política na época que alterava o cotidiano das pessoas neste período.

Boa noite e Boa sorte 

Nos anos 50 a ameaça do comunismo nos EUA gerou uma onda de medo entre os americanos.

Por conta disso, Joseph McCarthy criou uma doutrina conhecida como Macartismo, que tinha como filosofia denunciar pessoas que tivessem comportamentos suspeitos.

Logo em seguida, acontece uma onda de perseguição avassalar contra artistas, jornalistas, civis, entre outros. O filme, demonstra bem como funcionavam as delações premiadas na época

A vida dos outros 

O filme mostra como acontecia a vigilância na Alemanha Oriental durante o período socialista. 

O longa retrata a história de um agente que recebe a missão de vigiar as atividades de um dramaturgo acusado de conspiração.

E então, gostou das dicas de filmes sobre a Guerra Fria? Leia também – Comunismo x socialismo: Entenda de vez as diferenças entre os dois sistemas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.