Fases do Capitalismo: Entenda cada uma

O capitalismo surgiu em meados do século XV e está presente na economia de grande parte dos países até os dias de hoje. Além disso, no decorrer da história existem três fases do capitalismo. 

Ao longo dos anos ele passou por diversas fases e transformações. A saber, as fases do sistema capitalista estão interligadas com questões do sistema produtivo e atividades econômicas prioritárias. 

As fases do capitalismo poderão aparecer em provas de vestibulares, concursos públicos e no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado no assunto, acompanhe o artigo e conheça suas características!

Fases do Capitalismo: Principais Características

Podemos dividir as Fases do Capitalismo em três grandes etapas, são elas:

Primeira Fase “Capitalismo Comercial”

A primeira fase do capitalismo, também conhecida como capitalismo comercial, surgiu no século XV com o renascimento comercial. 

Além disso, o surgimento da burguesia e o desenvolvimento de rotas comerciais com o continente europeu, foram marcos importantes do período. 

A saber, ele existiu até o século XVIII, quando começa a fase industrial do sistema capitalista com o surgimento da Revolução Industrial na Inglaterra. 

Como o próprio nome diz, o comércio era a principal atividade econômica e meio de reprodução, assim como acúmulo de capital por meio da burguesia mercantil. 

Ademais, a burguesia se fortaleceu formando uma união com reis europeus. No início Gênova e Veneza comandavam o comércio com o Oriente. 

Contudo, a partir do século XVI, surgem duas novas potências comerciais, Portugal e Espanha. 

Por fim, também nesse período, surge sobretudo nos centros urbanos as relações de trabalho assalariadas. Além do mais, a indústria manufatureira e a agricultura eram atividades secundárias nesse período. 

Segunda Fase “Capitalismo Industrial”

A segunda fase do capitalismo surgiu em meados do século XVIII com a Revolução Industrial na Inglaterra. A saber, essa fase durou até o século XX, quando deu lugar ao capitalismo financeiro. 

Vale dizer que a produção industrial, visava sobretudo a exportação, sendo a principal atividade econômica e fonte de renda. 

Além disso, o desenvolvimento da produção em grande escala, através da máquina a vapor, corroborando para a ampliação e velocidade no setor produtivo. 

A Inglaterra consolidou-se como a potência econômica desse período, tendo grande destaque na indústria dos tecidos. Além disso, os países industrializados pautavam sua economia por meio do liberalismo econômico. 

A segunda fase do capitalismo também ficou marcada pelo surgimento dos sindicatos, desenvolvimento dos transportes, sobretudo trens a vapor. 

Por fim, os países industrializados do continente europeu colonizaram regiões da África e Ásia para conseguirem matérias primas e aumentar o mercado consumidor. 

Terceira Fase “Capitalismo Financeiro”

A terceira fase do capitalismo, ficou conhecida como capitalismo financeiro e surgiu em meados do século XX, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial e permanece até os dias de hoje. 

Nessa fase, aconteceu o fortalecimento das instituições financeiras, principalmente os bancos. 

Afinal, os bancos tornaram-se importantes financiadores para corroborar com várias atividades econômicas como a agricultura, indústria e o comércio. 

Outro marco importante, foi a consolidação dos Estados Unidos como grande potência mundial. Houve também o surgimento da globalização econômica. 

Ou seja, houve o desenvolvimento de relações econômicas, financeiras, comerciais e industriais interligadas entre vários países.

Além disso, a economia fortaleceu-se através do Neoliberalismo, assim como houve o surgimento de empresas multinacionais. 

Ademais, houve o crescimento do setor de serviços e o fortalecimento dos mercados de ações. Além do mais, o mercado econômico ficou marcado por uma forte concorrência. 

Por fim, sobretudo depois dos anos 80, o uso dos computadores, sistemas de comunicação e novas tecnologias, tomaram conta do mercado. 

E então, gostou de saber um pouco mais sobre as fases do capitalismo?

Não deixe de ler também – Capitalismo financeiro: Entenda de vez como funciona o sistema

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.