Enem 2021: participantes com covid-19 devem solicitar a reaplicação das provas

A aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 teve início no último domingo (21), com as provas de linguagens, ciências humanas e redação. Devido à pandemia da covid-19, o Inep estabeleceu um protocolo sanitário cujas medidas os candidatos e funcionários envolvidos na aplicação devem respeitar.

O segundo dia de provas, dia 28 de novembro, no qual o Inep aplicará as provas de matemática e de ciências da natureza, se aproxima, e o protocolo deverá ser seguido mais uma vez. O uso de máscara, por exemplo, é obrigatório. Os candidatos que se apresentarem sem a proteção respiratória não poderão acessar os locais de prova.

Outra medida estabelecida no edital o Enem 2021 proíbe os candidatos com sintomas da covid-19 de comparecerem para a aplicação das provas. Desse modo, os estudantes contaminados pelo coronavírus ou com alguma outra doença infectocontagiosa prevista no edital devem solicitar a reaplicação do exame

 De acordo com o Inep, o descumprimento dessa regra pode causar a eliminação do candidato. Portanto, os candidatos nessas condições devem pedir a reaplicação por meio da Página do Participante.

O período para solicitar a reaplicação do exame é de 29 de novembro a 3 de dezembro. É preciso anexar ao pedido documento médico que comprove a condição de saúde e o código correspondente à Classificação Internacional de Doenças (CID). O documento deve ainda ter a identificação do médico responsável pelo diagnóstico, com a assinatura e o número do CRM.

No mesmo período, os candidatos podem solicitar a reaplicação devido à problemas logísticos. Conforme o edital, são problemas logísticos desastres naturais, falta de energia elétrica no local de prova ou qualquer outro problema no lugar de realização das provas.

Data de reaplicação das provas

De acordo com o Inep, a reaplicação do exame será nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022, mesma data da aplicação das provas para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL) 2022.

Os estudantes isentos da taxa que realizaram a inscrição após o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar a reabertura das inscrições também farão as provas nos dias 9 e 16 de janeiro.

Confira mais detalhes no edital do Enem 2021.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UEMG irá retomar o seu vestibular e vai reduzir a oferta de vagas para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.