UEMG retoma vestibular tradicional e reduz oferta de vagas para o SiSU

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) decidiu retomar o vestibular tradicional após dois anos de suspensão. O Conselho Universitário tomou a decisão de retomar o processo seletivo no dia 12 de novembro, mas só divulgou a informação nesta semana.

Desde 2019, a UEMG tem selecionado novos alunos por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Desse modo, as vagas eram divididas em 50% para cada seleção.

Conforme a Resolução CONUN nº 524/2021, a oferta será de apenas 25% das vagas para o SiSU 2022, que utilizará as notas do Enem 2021. Só poderão participar desta seleção os candidatos que fizeram as provas do Enem.

Os outros 75% das vagas serão para o vestibular tradicional, com provas aplicadas pela própria universidade. A distribuição das vagas para o vestibular próprio reserva 5% para ampla concorrência, 20% para inclusão regional (para candidatos oriundos de escolas públicas de Minas Gerais), e 50% para o Procan.

O Procan é o Programa de Seleção Socioeconômica de Candidatos. Desse modo, há reserva de vagas para candidatos negros, quilombolas, com deficiência ou que sejam egressos de escola pública e tenham baixa renda. Além disso, o Procan prevê a reserva de vagas também para a população indígena e para povos ciganos.

O documento estabelece ainda que os candidatos ao curso de Música passarão por prova de habilidades específicas antes das provas gerais. 

A universidade não divulgou o cronograma do Vestibular 2022, mas, em breve, deve publicar os editais com as regras e procedimentos do processo seletivo.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UAPI divulga resultado do Vestibular 2022 para o curso de Administração EaD.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.