MEC abre período de adesão das instituições ao SiSU 2022

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta segunda-feira (8) o período de adesão das instituições públicas de ensino superior ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022. O prazo para a adesão ao programa termina na próxima sexta-feira, dia 12 de novembro. 

De acordo com o edital, é de responsabilidade das instituições manifestar interesse pela primeira edição do SiSU 2022. As regras do MEC determinam ainda que é de exclusiva responsabilidade da instituição descrever, no documento de adesão, as condições específicas de concorrência às vagas por ela ofertadas.

A adesão deve ser feita por meio de assinatura digital, por meio do sistema de gestão do Sisu. As instituições poderão retificar informações dos documentos de adesão, caso necessário, entre 15 e 19 de novembro.

Sobre o SiSU

O SiSU é um programa do MEC que visa facilitar o acesso de jovens a cursos de graduação em universidades públicas do Brasil. A classificação dos candidatos é feita a partir das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O MEC realiza dois processos seletivos do SiSU por ano, para o preenchimento de vagas no primeiro e no segundo semestre letivos.

A pasta ainda não divulgou o período de inscrição do SiSU 2022 do primeiro semestre. No entanto, a previsão é de que o processo ocorra entre janeiro e fevereiro de 2022. Além disso, o Ministério informou que serão usadas, exclusivamente, as notas do Enem 2021 nesta edição do SiSU.

Desse modo, o MEC deve divulgar o edital com o período de inscrição e demais procedimentos somente após a divulgação dos resultados do Enem 2021.

Confira mais detalhes no edital.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também Fuvest libera a lista de obras literárias de leitura obrigatória para os vestibulares de 2023 a 2026.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.