ENCCEJA PPL 2023: inscrições estão abertas até 4 de agosto

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Encceja PPL) 2023.

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é uma avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para jovens e adultos que que não concluíram seus estudos na idade apropriada para cada etapa de ensino. O Encceja PPL é a versão do exame para Pessoas em Privação de Liberdade.

Inscrições seguem abertas até 4 de agosto

De acordo com o cronograma, o Inep receberá as inscrições para o Encceja PPL 2023 até o dia 4 de agosto. A inscrição dos candidatos deve ser feita exclusivamente pelos responsáveis pedagógicos indicados pelos órgãos de administração prisional e socioeducativa.

As unidades socioeducativas e prisionais que tiverem interesse em aplicar o Encceja PPL 2023 também têm até 4 de agosto para aderir ao exame e para indicar o responsável pedagógico. Dentro desse prazo, os órgãos devem encaminhar ofício de adesão através do endereço de e-mail aplicacao.ppl@inep.gov.br. O assunto da mensagem de ser “Adesão Encceja Nacional PPL 2023”. 

Como realizar a inscrição?

As inscrições para o Encceja PPL 2023 são gratuitas e serão recebidas exclusivamente on-line, por meio deste site do Inep. De acordo com o edital, o responsável pedagógico deverá inscrever todos as pessoas privadas de liberdade de sua unidade que demonstrarem interesse em fazer o exame.

Nesse sentido, o responsável deve, no momento da inscrição, informar todos os dados do candidato e indicar que prova o candidato vai fazer: Ensino Médio ou Fundamental.

As solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social também devem ser feitas pelo responsável pedagógico no período de inscrição. De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado preliminar dessas solicitações está prevista para o dia 7 de agosto. Há a possibilidade de interpor recursos entre os dias 7 e 11 seguintes. O resultados dos recursos está previsto para 18 de agosto.

Podem participar do Encceja PPL 2023 pessoas em situação de privação de liberdade que atendam a idade mínima estabelecida pelo MEC para cada certificação. A idade mínima para buscar a certificação do ensino médio é de 15 anos completos na data da prova.

Para a certificação de nível médio, a idade mínima exigida pela pasta é de 18 anos completos na data de aplicação do exame.

Pessoas privadas de liberdade participando do Encceja PPL. Imagem: Reprodução/ Departamento Penitenciário Nacional.

Provas do Encceja PPL 2023

Conforme indicado no edital, a aplicação das provas do Encceja PPL 2023 está marcada para os dias 17 e 18 de outubro de 2023. No primeiro dia de provas, o Inep aplicará o exame para os candidatos do fundamental, enquanto as provas para os candidatos do ensino médio serão no segundo dia.

Ao todo, os candidatos responderão a 120 questões objetivas e uma prova de redação em Língua Portuguesa, sendo 30 questões sobre cada área:

  • Ensino Fundamental: Ciências Naturais; Matemática; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física; História e Geografia; e Redação.
  • Ensino Médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias ; e Redação.

De acordo com o Inep, o nível de dificuldade das provas do Encceja PPL 2023 é o mesmo do exame regular, sendo a única diferença o local de aplicação. O Encceja PPL acontece dentro das unidades prisionais.

Resultados

A divulgação dos gabaritos das provas do Encceja PPL 2023 está prevista para o dia 3 de novembro. Já a divulgação do resultado da prova está prevista para 22 de novembro. Para que o candidato obtenha aprovação no Encceja, obtendo seu certificado, ele precisa alcançar a nota mínima de 100 pontos em cada prova, além de tirar 5 na redação.

Acesse o edital para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.