Edital do FNDE seleciona livros didáticos para ensino fundamental

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) liberou nesta semana o edital para a seleção de livros didáticos para estudantes e professores do ensino fundamental. O edital estabelece o período de inscrição de obras no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2024.

As obras selecionadas por meio deste edital serão usadas nas escolas públicas de todo o país entre os anos de 2024 e 2027. Consulte o edital na íntegra.

Esta edição do programa prevê a aquisição de obras didáticas, literárias e recursos educacionais digitais para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. Os recursos digitais são uma novidade do edital. Além dos materiais impressos, pois haverá a aquisição de livros digitais-interativos. 

De acordo com o edital, o cronograma de inscrições começa em julho deste ano. Desse modo, os editores interessados em participar devem ficar atentos.

Seleção por grupos

O edital estabeleceu ainda que a seleção de livros didáticos será feita em três grupos, com períodos de inscrição distintos.

O grupo Objeto 1 abarca livros didáticos por componente curricular e em versão impressa e digital-interativa, com a abordagem de todas as competências gerais, específicas e as habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O Objeto 2 diz respeito à seleção de coleções de Recursos Educacionais Digitais (REDs), que devem ser inscritas por componente curricular e apenas em versão digital-interativa. 

Por fim, o Objeto 3 visa a seleção de obras literárias em língua portuguesa e inglesa. As obras do terceiro grupo devem ser inscritas em versão impressa e digital-interativa, na Categoria 1 (para 6º e 7º ano do ensino fundamental) e na Categoria 2 (para o 8º e 9º ano).

Cronograma de inscrição

  • Obras Didáticas (Objeto 1) – 25 de julho até 5 de agosto.
  • REDs (Objeto 2) – 10 de outubro até 21 de outubro.
  • Obras Literárias (Objeto 3) – 12 de setembro até 23 de setembro.

O FNDE é responsável coordenar a aquisição e distribuição do material em toda rede de educação básica do país. Conforme o programa, a distribuição das obras é feita em um ciclo de quatro anos. 

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFMS libera lista de aprovados na 1ª chamada do Quero Ser UFMS 2022; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.