Reforma do ensino médio: MEC inicia consulta pública virtual

O Ministério da Educação (MEC) abriu na quinta-feira, dia 15 de junho, a consulta pública on-line sobre a reestruturação do currículo do ensino médio. De acordo com o calendário divulgado pela pasta, os interessados poderão emitir opinião até o dia 6 de julho, data de encerramento da consulta pública. 

Com essa consulta, o MEC pretende ouvir as contribuições do maior número possível de professores, estudantes e gestores das escolas para a melhoria desta etapa do ensino.

Em março deste ano, a pasta suspendeu o processo de implementação do novo ensino médio com o objetivo de entender as demandas da comunidade escolar e realizar melhorias. Na ocasião, o MEC afirmou por meio de nota que a ideia é “abrir o diálogo com a sociedade civil, a comunidade escolar, os profissionais do magistério, as equipes técnicas dos sistemas de ensino, os estudantes, os pesquisadores e os especialistas do campo da educação”.

Com isso, o MEC irá obter subsídios para a tomada de decisão acerca dos atos normativos que regulamentam a reforma do ensino médio.

Como participar da consulta pública

Conforme divulgado pela pasta, a consulta aberta nesta quinta (15) será feita pelo Pesquizap, um chatbot de WhatsApp que irá coletar e mensurar os resultados da pesquisa. 

Desse modo, os participantes poderão responder às questões da consulta por meio do celular (bit.ly/consultapublicaonlinemec), computador (bit.ly/consultapublicaonlinemec-web). Além disso, as escolas também poderão disponibilizar um código QR ou um link para o corpo discente e docente participar da pesquisa. Para responder às perguntas, basta entrar em contato no número (11) 97715-4092.

“Por intermédio dessa iniciativa, o MEC espera obter insights valiosos que contribuam para a construção de uma política educacional mais adequada às necessidades e expectativas da comunidade escolar”, afirmou a pasta em nota.

Para a divulgação da consulta, o MEC contará com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), por meio dos 27 secretários estaduais de educação. Nesse sentido, a divulgação contará com a entrega de materiais de apoio para incentivar a participação ativa das escolas.

Consulta pública sobre o novo ensino médio.
A consulta pública sobre a reforma do Ensino Médio segue aberta até 6 de julho. Imagem: Divulgação/ MEC

Novo Ensino Médio

Estabelecida por lei criada em 2017, a reforma curricular do Ensino Médio é obrigatória para as escolas de ensino médio públicas e privadas de todo o país. A sua implementação teve início em 2022, começando pela 1ª série. De acordo com o cronograma inicial, a implementação seria concluída em 2024, com o alcance da 3ª série do Ensino Médio.

Com a mudança do currículo, a reforma estabelece o aumento progressivo da carga horária. A carga horária total do ensino médio no modelo anterior era de 2.400 horas, considerando os três anos.

No novo modelo, a carga deve chegar a 3.000 horas ao final dos três anos. Nesse sentido, a carga horária deve ser dividida em 1.800 horas para a formação de conhecimentos específicos e 1.200 horas para o ensino profissionalizante com conteúdos mais flexíveis.

Assim, 60% da carga horária atende as matérias da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Outros 40% são para os chamados itinerários formativos. O novo currículo conta com cinco itinerários formativos subdivididos em:

  • Matemáticas e suas Tecnologias;
  • Linguagens e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
  • Formação técnica e profissional.

Os estudantes serão responsáveis pela escolha dos itinerários formativos. Desse modo, segundo o cronograma de implementação, a partir deste ano, cada estudante passou a poder montar seu próprio ensino médio, escolhendo as áreas específicas para aprofundamento. A ideia é direcionar já nessa etapa de ensino a área de atual profissional do estudante.

Acesse o site do MEC para mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.