Cobrar adiantado o empréstimo consignado é permitido? Entenda

Esta é uma prática comum que deixa muitos segurados desconfiados

É ilegal fazer adiantamentos na cobrança do empréstimo consignado, mas isso acontece com frequência. Quem precisa de crédito deve saber, pois nessa modalidade não é necessário pagar taxa ou fazer depósito para analisar o pedido ou ter os fundos depositados na conta.

Além de desconsiderar esse tipo de negócio, todo consumidor deverá zelar para que menos pessoas se prejudiquem. Até porque, recompensam-se as instituições financeiras por meio de taxas de juros. Portanto, não é interessante a quitar antecipadamente o empréstimo consignado. Entenda melhor a respeito na matéria deste sábado (02) do Notícias Concursos.

Cobrança antecipada em empréstimo consignado

Para quem decide solicitar o crédito, o empréstimo consignado tem diversos custos. Assim, deve-se considerar custos operacionais, taxas e despesas administrativas. Claro, ainda há os juros. Todos esses valores estão incluídos no custo efetivo total (CET).

Antes de solicitar o crédito, a pessoa deve também considerar as ofertas de várias instituições financeiras para avaliar qual oferece as melhores condições. Outro detalhe é que os juros dos empréstimos consignados são menores que os demais produtos financeiros. Isso porque, os valores são descontados diretamente dos benefícios ou salários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Portanto, revise todos os itens cuidadosamente antes de assinar qualquer contrato de empréstimo. Nunca pague taxas ou depósitos antecipadamente para garantir o crédito. Até porque a prática pode ser um golpe.

Cobrar adiantado o empréstimo consignado é permitido? Entenda
Cobrar adiantado o empréstimo consignado é permitido? Entenda – Canva Pro

Regras para os negativados

Esta regra também se aplica aos que são negativados. Ou seja, mesmo que a pessoa tenha o nome sujo, a agência não pode exigir um adiantamento para liberar o empréstimo.

O certo a fazer é a instituição liberar o empréstimo bancário e o segurado não começa a pagar até esse momento. Então, realiza-se o desconto mensal nos benefícios do INSS depois disso.

De acordo com a política da Federação dos Bancos Brasileiros (Febraban), as pessoas devem comunicar qualquer cobrança feita antecipadamente. Dessa forma, é necessário registrar um boletim de ocorrência.

Essa ação é importante de ser realizada, pois, a instituição pode estar aplicando um golpe. Assim, você ajudará a evitar que outras pessoas caiam nessa situação e o local terá que responder legalmente pela atitude.

No caso de empréstimo consignado, o dinheiro deve cair para você sem precisar desembolsar nenhuma quantia. Ademais, faz-se o pagamento das parcelas no período acordado em contrato assinado por ambas as partes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.