Redução de custos na empresa: confira como fazer

Aprenda a gerir melhor os gastos do seu negócio

Todo empreendedor de sucesso tem o desafio diário de reduzir custos sem reduzir a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos ao cliente. Por isso que hoje, nós vamos indicar como é possível fazer a redução de custos na empresa sem reduzir a qualidade.

Estamos falando em estudar os processos de produção de sua empresa e assim, constatar as falhas e os desperdícios, e resolvê-los. Dessa forma, você poderá produzir mais, gastando menos.

Redução de custos na empresa -- Reprodução Canva
Redução de custos na empresa — Reprodução Canva

Como cortar gastos sem reduzir a qualidade na empresa?

Na sequência, apresentamos algumas ações que podem ser realizadas na empresa para reduzir gastos e manter a qualidade dos produtos e/ou serviços.

Faça o planejamento das ações que pretende efetivar na empresa

Constate os pontos que precisam ser revistos para diminuir os gastos e manter a qualidade dos produtos e/ou serviços e elabore um planejamento de ações para garantir que os problemas sejam resolvidos.

Após a resolução das falhas e dos desperdícios no processo produtivo, que se denominam ações corretivas, procure planejar ações preventivas e evite o retrabalho.

Planeje ações preventivas para continuar a redução de gastos

Aqui vale o ditado: “É melhor prevenir do que remediar”. Sabemos que o custo das ações corretivas costuma ser muito mais elevado, do que os custos com ações preventivas.

Normalmente quando se pensa em reduzir gastos, o primeiro corte que ocorre, são nas ações preventivas. Ledo engano!

Elas são vistas como sendo de baixa prioridade por não apresentarem resultados visíveis a curto prazo. Mas, a longo prazo, sua falta pode causar prejuízos enormes para a empresa.

Entre as possíveis ações preventivas para implantar na empresa, tem-se:

  • Realizar treinamentos com os colaboradores para que todos tenham conhecimento sobre os processos realizados na empresa. Esta ação funcionará para a redução de falhas nos processos. 
  • Atualizar as políticas da empresa, os procedimentos, o código de ética e o código de conduta de todos os envolvidos na empresa. Esta ação, faz com que as pessoas envolvidas na empresa caiam no erro.
  • Analise as possíveis melhorias a serem efetivadas nos processos de forma a tornar os processos mais eficientes e eficazes. Funciona como sendo uma auditoria de qualidade, propondo planos de ação para garantir que os processos sejam realmente eficazes. Esta ação evita o desperdício na produção.
  • Faça a manutenção de máquinas e equipamentos de sua empresa, caso contrário, reduzirá a produção, deixando funcionários com carga horária ociosa, e em muitas vezes pode ocorrer inclusive, a perda de matéria-prima.

Faça o gerenciamento de riscos para imprevistos e desastres naturais

Você pode construir a matriz de riscos e analisar a possibilidade de ocorrer perdas e danos tantos na produção quanto em dados da empresa.

Desta forma, o gerenciamento de riscos pode ser um importante instrumento para que a empresa reduza gastos e mantenha a qualidade.

Gerencie as ações corretivas para que elas não ocorram com frequência

Se houver eficiência nas ações preventivas, você reduz as ações corretivas com o passar do tempo. Assim, procure sempre as causas dos danos causados e assim, evitar que ocorram novas situações que exijam ações corretivas.

Evitando as ações corretivas, é possível evitar o retrabalho e/ou o recall dos produtos produzidos na empresa, além de evitar os custos adicionais.

Dessa forma, é possível perceber que é totalmente possível reduzir custos sem reduzir a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos pela empresa. Porém, é preciso que se faça investimentos em planejamento e decisões acertadas.

Os exemplos citados de ações corretivas e preventivas são fundamentais para que a sua empresa tenha a rentabilidade que espera. 

Você precisa reduzir as falhas e desperdícios no processo produtivo, bem como manter os papéis e documentos sempre atualizados. Sendo assim, a garantia de produtividade e rentabilidade é fato real.

Por fim, uma alternativa viável para reduzir gastos e manter a qualidade, é automatizar ao máximo tudo o que puder dentro da empresa. Desta forma, acompanhe tudo de forma organizada e centralize todas as informações provenientes da empresa.

Viu como não é tão difícil reduzir custos sem reduzir a qualidade dos produtos e/ou serviços? Você tem neste artigo várias opções de ações para realizar na empresa.

Agora que você já tem todas essas informações mais do que fundamentais, com certeza a economia será uma realidade no seu negócio! Sendo assim, comece amanhã mesmo com a redução de custos na empresa!

Uma boa gestão e diminuição de gastos é fundamental para que sua empresa possa seguir em frente com finanças saudáveis e possibilidade de continuar tendo sucesso no futuro! Empreender nem sempre é fácil, mas com todo o conhecimento necessário, fica mais simples!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.