Empreender com pouco dinheiro: confira 5 dicas

Confira como começar mesmo com baixo orçamento

Quando se deseja iniciar um novo negócio, a cabeça fica em turbilhão de ideias. Como fazer? Por onde começar? O que fazer? Além disso, a parte principal é decidir por empreender. Depois disso, o restante parece que fica mais fácil. Por isso que, hoje, nós vamos ensinar como empreender com pouco dinheiro e assim, trazer dicas para você organizar e começar hoje mesmo.

Este artigo vai direcionar algumas ações para você começar a empreender. Leia até o final!

Empreender com pouco dinheiro -- Reprodução Canva
Empreender com pouco dinheiro — Reprodução Canva

5 dicas para se organizar para empreender com pouco dinheiro

Defina o tipo de negócio que você deseja

O tipo de negócio que você deseja criar, perpassa por definir se você abrirá uma microempresa individual, uma franquia ou uma empresa do Simples Nacional.

No caso de uma microempresa individual, o primeiro passo é verificar entre as CNAEs (Classificações de Atividades Econômicas) se a atividade que você deseja realizar está nesta classificação. Assim, se estiver, saiba que é o tipo de negócio mais simples, menos burocrático e de baixo investimento que existe.

Por outro lado, para as franquias, saiba que elas são uma excelente opção. Principalmente para quem quer começar com a certeza de que vai conseguir rentabilidade com maior rapidez. Assim, as franquias já estão consolidadas no mercado e estão prontas para começar e rentabilizar. As opções são muitas, de todos os tipos, ramos, investimentos, basta você pesquisar a que mais se adapta para a sua condição.

Mas, existe a opção de abrir uma empresa do Simples Nacional, como as empresas de pequeno porte ou pequenas empresas. Vale a pena pesquisar sobre os benefícios de se abrir uma empresa Simples Nacional e optar por um dos três formatos de negócio.

Analise o valor do investimento necessário e defina a melhor linha de crédito  

Salvo se a sua opção for abrir uma empresa individual, que não necessita de grandes investimentos iniciais, qualquer outra forma de empresa precisa de valor investido para iniciar as atividades.

É possível que você já tenha se planejado para abrir a sua empresa e, portanto, considere este tópico como resolvido.

Caso contrário, você precisa optar por linhas de crédito para abrir seu próprio negócio. Para isso, construa um bom Plano de Negócios para convencer as instituições financeiras a acreditar no seu negócio, além da seriedade do empreendimento

No Plano de Negócios deve constar a área de atuação, concorrência, custos, propostas de faturamento, entre outras informações. Organize o Plano de Negócios com os seguintes itens no mínimo: sumário executivo, análise do mercado, plano de marketing, plano operacional, plano financeiro e avaliação estratégica.

Saiba quem será o seu público-alvo bem como quais são as suas necessidades

Se a sua opção for uma franquia, pela marca que você representa, irão começar a frequentar o seu negócio. Mas, se for outro tipo de negócio, você precisa conhecer o seu cliente e saber o que ele espera de seu negócio.

Por exemplo: próximo ao local onde você pretende abrir o seu negócio, existem muitas pessoas idosas, você pode criar um negócio que atenda essas populações. Pode ser uma academia de atendimento personalizado, atendimento de corte e pintura de cabelos em domicílio, uma mercearia, ou uma padaria, entre outras opções.

Use e abuse do marketing digital

O marketing digital serve para divulgar o seu negócio nos meios digitais. Por isso, é muito importante que você invista nessa ferramenta para buscar clientes e, assim, buscar fidelizar para que seu movimento de clientes seja constante.

Para tanto, você pode buscar por ideias na internet ou contratar uma empresa para fazer este trabalho por você. Ambas as opções exigem de você um estudo aprofundado para dar seguimento ao marketing digital.

Preste atenção à gestão financeira do seu negócio

A gestão financeira do seu negócio é salutar, por isso, não descuide das contas a pagar e a receber. Além disso:

  • Analise os indicadores financeiros de sua empresa;
  • Descubra o ponto de equilíbrio (quantidade de vendas que zera as contas);
  • Tenha uma reserva de emergência para meses de baixo faturamento.

Siga as nossas dicas e se planeje para iniciar seu próprio negócio! É possível sim, você ser dono da sua própria empresa. Acredite primeiro em você! Com toda a informação e apoio necessário para começar, tudo é possível! Assim, não meça esforços para fazer seu empreendimento dar certo!

Nem todos possuem grandes investimentos no começo, mas isso não precisa ser um impeditivo para você! Crie, planeje, faça acontecer! Caso necessite, lembre de voltar neste post sempre que quiser relembrar as informações valiosas passadas aqui! Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.