5 dicas para eliminar pulgões e cochonilhas

Aprenda a acabar com pragas nas plantas

Nem sempre é uma tarefa fácil eliminar pulgões e cochonilhas de nossas plantas, afinal, essas duas pragas são muito insistentes e se reproduzem de forma muito rápida.

Portanto, se você deseja ter um jardim ou horta saudável, saiba que não adianta apenas conhecer os cuidados de cultivo como luminosidade, adubação e regas, pois é essencial saber combater as pragas também.

Pensando nisso, separamos 5 dicas para eliminar pulgões e cochonilhas de suas plantas. Sendo assim, acompanhe cada uma delas para evitar esses problemas comuns em quaisquer plantações no mundo todo.

Eliminar pulgões e cochonilhas -- Reprodução Canva
Eliminar pulgões e cochonilhas — Reprodução Canva

O que são pulgões?

O pulgão é um inseto bem pequeno que se alimenta da seiva da planta, portanto, qualquer parte dela está suscetível ao poder de sucção dessa praga, que acontece muito rápido.

Os pulgões também secretam um composto que contém açúcar e, por isso, atrai outras pragas como as formigas cortadeiras que, por sua vez, causam ainda mais estrago em seu jardim ou horta.

Além disso, mesmo quando são combatidos, os pulgões ainda podem ter enfraquecido suas plantas com doenças e, por isso, o prejuízo acaba se tornando enorme para esses vegetais, que acabam morrendo em pouco tempo.

Das cerca de 4 mil espécies que são catalogadas, existem 250 que são responsáveis por grandes perdas agrícolas, portanto, é importantíssimo saber como eliminar essas pragas definitivamente.

O que são cochonilhas?

Outros insetos muito comuns que atacam as plantas são as cochonilhas, que são como pequenos pontinhos brancos que aparecem em todas as partes do vegetal.

Depois de um tempo atacando, suas plantas começam a apresentar manchas nas folhas que, por sua vez, tendem a murchar.

Portanto, caso note quaisquer sintomas como esses, saiba que as cochonilhas estão destruindo seu jardim.

Com menos de 3,5 mm de comprimento, essas pragas causam grandes estragos e diminuem a capacidade que uma planta tem de realizar a fotossíntese. Isso, obviamente, causa a morte do vegetal.

A boa notícia é que elas são parentes dos pulgões, portanto, as dicas para eliminar essas pragas são as mesmas. Assim, aprenda agora mesmo como se livrar delas!

Conheça as 5 dicas para eliminar pulgões e cochonilhas

Em geral, os insetos aparecem quando as plantas apresentam problemas. Isso faz com que essas pragas percebam essa fraqueza e se aproximem em busca de alimento fácil de consumir.

Por isso, seja pela falta de rega ou pela falta de fertilização, as suas plantas podem estar vulneráveis ao ataque de pulgões e cochonilhas. Sendo assim, confira 5 dicas para eliminar essas pragas caso note que elas estão atacando suas plantinhas.

Faça a revisão periódica de suas plantas

Assim como acontece com nossa saúde, é sempre bom realizar um check-up nas suas plantas para atestar a saúde delas. Afinal, você pode ter um jardim ou horta em péssimas condições e nem saber o que está acontecendo!

Portanto, sempre analise as condições de saúde de sua planta para saber se as folhas estão murchas ou manchadas e, caso encontre alguma irregularidade, veja abaixo outras dicas para eliminar essas pragas:

Use algodão e álcool 

Uma das dicas para eliminar pulgões e cochonilhas é o uso de algodão e álcool para destruir essas pragas de suas plantas.

Dessa forma, basta molhar um chumaço de algodão em álcool etílico e passar sobre a região onde os insetos estão atacando, pois isso vai eliminá-los.

Use óleo de neem

Existem alguns produtos que são pulverizadores naturais e esse é o caso do óleo de neem, um produto que cria uma película natural sobre os pulgões e cochonilhas e, dessa forma, impede esses insetos de respirar.

A aplicação do óleo de neem deve ser feita no fim da tarde, quando a temperatura está amena e, além disso, sempre depois de regar, para que essa película não atrapalhe a absorção da água.

Pode as áreas afetadas

Cuidado ao notar que as plantas estão muito afetadas pelo ataque dessas pragas. O ideal é fazer a poda da região para garantir que elas fiquem saudáveis novamente!

Sempre faça uma avaliação periódica

Preste atenção mesmo depois de eliminar pulgões e cochonilhas de suas plantas. Saiba que os ovos podem eclodir e gerar novas pragas que irão continuar destruindo seus vegetais. 

Portanto, a melhor forma de garantir um jardim livre de pragas é a manutenção dele. Assim, faça uma avaliação periódica para que essas pragas não voltem a aparecer.

Viu como pode ser simples eliminar pragas de suas plantas? Com as dicas corretas é possível manter as folhas sempre saudáveis e verdinhas por muito mais tempo! Volte nesse artigo sempre que quiser relembrar como salvar sua planta!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.