Como escolher acelga: veja dicas e uma receita prática

Confira como acertar na escolha da acelga para fazer pratos incríveis

Também chamada por outros nomes, a acelga é popular em algumas regiões como couve chinesa e repolho chinês. Porém, apesar de sua aparência semelhante ao repolho, esse alimento com folhas verdes e talos brancos é bem diferente. Por isso, veja como escolher acelga com nossas dicas e confira uma receita prática para preparar aquele almoço de fim de semana para sua família usando esse alimento.

Como escolher acelga -- Reprodução Canva
Como escolher acelga — Reprodução Canva

Original da China, hoje esse alimento é cultivado no mundo todo e suas folhas crocantes e adocicadas são cheias de nutrientes, característica essa que a torna ótima para pessoas que são exigentes com a culinária.

Consuma a acelga de forma natural ou até mesmo cozida, você escolhe. Isso porque, você pode usar no preparo de refogados e sopas, mas também não deixa de estar presente em saladas in natura. Porém, antes de saber como preparar, saiba como escolher acelga para levar as melhores espécies das prateleiras para sua casa.

Dicas de como escolher acelga

Muito fácil de encontrar nas feiras ou gôndolas dos mercados, a acelga é um alimento que traz diversos benefícios para a saúde, além de dar um sabor incrível na refeição para acompanhar pratos principais. 

Portanto, veja como escolher acelga nos supermercados para levar o melhor alimento para sua casa com as dicas a seguir:

Prefira acelgas frescas

Essa é uma dica que vale para quaisquer verduras, legumes e frutas, portanto, sempre escolha as acelgas mais frescas, ou seja, as que aparentam folhas mais rígidas e sem caules quebrados.

Procure pragas

Se uma acelga fica muito tempo na prateleira de uma feira ou supermercado, as pragas entendem que é hora de atacar, portanto, sempre procure manchas no interior das folhas antes de levar para casa. Afinal, outras pessoas podem ter apalpado esse alimento com as mãos sujas e, por isso, o produto pode estar contaminado por muitos fungos e bactérias.

Prefira as orgânicas

Sempre que pensar em como escolher acelga, prefira as orgânicas, já que elas não contam com agrotóxicos e produtos agrícolas, como os fertilizantes e pesticidas.

Normalmente, os alimentos cultivados de forma orgânica, ou seja, apenas com ingredientes naturais usados para adubação, são encontrados em feiras livres. Dessa forma, sempre prefira aqueles produtos vendidos em barracas por pessoas que produzem essas hortaliças em seus próprios canteiros.

Depois de aprender essas dicas de como escolher acelga, guarde esse alimento de forma adequada dentro de uma geladeira. Por isso, mantenha essa verdura sempre na parte mais baixa para evitar o excesso de umidade e prolongar a sua vida útil para o consumo.

Como preparar acelga para o consumo

Agora que você já sabe como escolher acelga, veja o melhor método para o consumo desse alimento, afinal, é para isso que ensinamos a escolher os melhores da quitanda e do mercado, não é mesmo?

Apesar de todos os cuidados que já foram ditos, a acelga pode estar contaminada com pragas que permanecem grudadas nas folhas desse alimento. Portanto, antes de pensar em qualquer método de preparo desse alimento, lave bem as folhas para só então começar sua receita.

Para isso, deixe-a mergulhada em água com um pouco de sal durante 30 minutos e, logo após, enxágue sob água corrente. Se previna, assim, contra qualquer praga insistente e ainda fique livre de grande parte dos agrotóxicos, caso tenha sido comprado em supermercados.

Feito isso, corte as suas extremidades usando uma faca afiada e higienizada e separe as folhas com as mãos bem limpas. Depois de lavar cada uma delas, você terá sua acelga pronta para o preparo de diversas receitas.

Como consumir acelga

Existem três maneiras de se consumir acelga, sendo assim, veja cada uma delas para apreciar o sabor desse alimento da forma correta:

Para consumir acelga de forma crua, uma dica de receita que você pode preparar é a ótima salada. Basta adicionar tomates e outros tipos de verduras, como alface e rúculas.

Outra forma saborosa de se consumir a acelga, é fazendo as folhas fermentadas com pimenta kimchi. Sendo assim, se você deseja comer um prato típico da Coréia, essa é uma ótima escolha.

Por fim, outra receita típica, mas vinda da Tailândia, é a que você prepara a acelga no vapor. Para isso, é preciso picar e cozinhar esse alimento no vapor junto com arroz e dentro de folhas de bananeira. É ótima para servir como acompanhamento de guisados.

Aproveite essas dicas e receitas imperdíveis para consumir pratos deliciosos e que farão muito bem para o seu corpo e mente. Boas compras e boas escolhas daqui para frente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.