Como eliminar cupim da casa? Confira dicas

Confira como acabar com esse inseto que destrói os móveis de madeira

Em qualquer tipo de casa ou apartamento os cupins estão prontos para o ataque, pois se alimentam da celulose da madeira. Então, antes que você tenha que substituir alguma peça de madeira, vamos dar dicas de como eliminar cupim da casa e de sua vida.

Esses insetos auxiliam na deterioração de terrenos que possuem vegetação seca, mas se mudam em colônias para as casas quando seu habitat natural é atacado por construções. Além disso, também aparecem mais no verão, entre novembro e março, pois saem das tocas para se reproduzir.

Eliminar cupim da casa -- Reprodução Canva
Eliminar cupim da casa — Reprodução Canva

Como perceber que há vestígios de infestação de cupim em casa?

Para perceber que os cupins já entraram no seu lar, você precisa:

  • Estar atento aos sinais: pó no chão (são as fezes do cupim), madeiras com sons ocos e tintas desbotadas;
  • Escute o trabalho dos cupins: quando os cupins estão se alimentando da madeira, é possível escutar, principalmente à noite, a sua movimentação. Você pode usar para isso um copo de vidro, colocando sobre o local suspeito;
  • Procure o ninho dos cupins: eles deixam trilhas de terra possíveis de serem vistas. Como eles vivem em galerias, a trilha indica o caminho percorrido.

Constatada a presença dos cupins, é preciso exterminá-los com rapidez. Por isso, damos algumas dicas de como eliminar o cupim de sua casa.

Dicas de como eliminar cupim da casa

Atraia os cupins com o uso do papelão

Se a quantidade de cupim for pouca, você pode usar peças de papelão umedecidas para atraí-los para fora do ninho. O papelão contém celulose, um dos principais alimentos dos cupins. Mas atenção, pois essa dica só tem efeito se o foco de cupim está no início.

Evite a concentração de água pela casa

Como os cupins “adoram” umidade, evite ela ao redor de sua casa. Para isso, conserte os pingos do ar-condicionado, aquela torneira externa que fica pingando, entre outras situações que causam umidade na área externa da casa.

Cuide para que as plantas não fiquem sempre úmidas

Os cupins habitam também na palha que protege a raiz e o caule de algumas plantas, formando suas colônias. Assim, fique atento!

Elimine os cupins no telhado

Para fazer isso, passe óleo queimado nos locais possíveis de serem infestados por cupins. Para isso, use luvas e pincel.

Atenção: o óleo queimado pode deixar cheiro ruim no ambiente, por isso, deixe o local bem aberto para ventilar.

Elimine os cupins do concreto

Para acabar com os cupins do concreto, borrife uma mistura de ácido bórico e água em igual quantidade nos focos em que eles estão. O ácido bórico atinge o sistema nervoso dos cupins, matando-os.

Atenção: tendo em vista a toxicidade do ácido bórico, mantenha longe de crianças e animais domésticos e utilize luvas e máscara para aplicar.

Elimine os cupins que estão na terra

Para colocar um fim nos cupins que surgem na terra, misture em um borrifador um pouco de água e pó próprio para eliminar pulgas, carrapatos e piolhos. Aplique sobre o local em que você percebeu que os cupins estão. Eles levarão para dentro dos ninhos e a colônia toda será eliminada.

Elimine os cupins da grama

Se a infestação de cupins na grama é pequena, espalhe extrato de manjericão ou alho nos locais afetados. Essa forma natural de contenção dos cupins protegerá as plantas.

Elimine os cupins do apartamento

Para eliminar os cupins do apartamento, faça uma solução de vinagre com água, coloque em um borrifador e espalhe pelos locais afetados. Você vai precisar passar mais de uma vez a mistura para fazer efeito.

Elimine os cupins dos móveis

Se a ideia é eliminar os cupins dos móveis, aplique óleo de laranja. É muito eficaz e não é tóxico, portanto, pode ser usado em casas que possuem animais de estimação e crianças.

Identifique o local em que os cupins atacaram a sua casa e use as nossas dicas, escolhendo a receita que melhor agradar. 

O importante é que você elimine o quanto antes a infestação desses insetos em sua casa, pois os prejuízos serão menores.

Por fim, prefira as dicas naturais que demos neste artigo, antes de partir para uma opção mais drástica. Não esqueça: a intenção é eliminar os cupins e não causar doenças nas pessoas da família.

É muito importante sempre ficar de olho em casa detalhe do lar, para evitar que infestações ocorram e você acabe tendo problemas! Por isso, proteja sua família e procure usar opções caseiras, sempre que possível. Assim, você garante a saúde e proteção de todos de maneira eficiente!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.