Educação financeira, a aliada da sua empresa

Para que a empresa tenha uma vida financeira saudável, o empreendedor precisa organizar e planejar as finanças, e para isso, ele conta com o apoio da educação financeira.

Que nada mais é, que o acesso a cursos, palestras e profissionais que possam dar dicas e ensiná-lo a fazer esse controle, inclusive encontra-se isso disponível gratuitamente na internet.

Sabemos que a maioria dos empreendedores precisam lidar com diversas atividades na empresa como marketing, RH, vendas etc.

Por isso, é importante ele ter, principalmente, controle das finanças da empresa.

Devido a isso, vamos dar algumas dicas de como controlar as finanças da empresa, através da educação financeira.

Dicas de educação financeira:

1- Sempre separe as finanças da empresa das finanças pessoais

Um grande erro dos empreendedores, é misturar as finanças, em hipótese alguma isso é aconselhável.

Muitas empresas, segunda uma pesquisa realizada pelo Sebrae, mostrou que empresas com menos de dois anos acabam falindo devido a isso.

Para manter esses fluxos separados, é essencial que tenha uma conta física e de preferência uma jurídica para as contas da empresa.

2- Acompanhar lucros e custos

Após fazer a separação das contas, é possível assim, fazer o acompanhamento do seu fluxo de caixa, que envolve também os lucros e custos.

Enfim, tudo que entra e sai da sua empresa.

Através desse acompanhamento é possível saber quanto você paga em cada conta que recebe, por exemplo, e caso algum mês venha diferente você saberá.

Além do pagamentos, outro fator importante é o lucro do seu negócio, certo?

Pois, tendo controle dos recebíveis e gastos da sua empresa, será possível saber automaticamente, quais são seus lucros.

3- Planejamento empresarial e a educação financeira

Não existe empresa, sem planejamento isso é fato. E é importante que todo empreendedor saiba disso, seja ele a curto, médio ou longo prazo, é preciso que ele seja elaborado.

Para a elaboração do planejamento e uma boa gestão empresarial, não adianta buscar a ajuda de um especialista, se o empreendedor não souber ou ter profundo conhecimento do mercado no qual pretende atuar.

Pois, cabe ao empreendedor e não ao especialista, definir suas vantagens competitivas, sempre será o empreendedor que precisará saber o que, como e quando fazer.

Para a elaboração do planejamento, o empreendedor precisa definir os recursos humanos, materiais, financeiros etc, e o tempo necessário para concretizar essas metas.

Metas essas que podem ser a curto, médio e longo prazo.

Porém, para elaborar um bom planejamento e ter uma boa gestão empresarial, é preciso conhecer bem o mercado no qual pretende atuar, analisar os pontos fortes e fracos e como tirar proveito dos pontos fortes.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.