PM SC: Edital para Agente Temporário será divulgado pelo Instituto AOCP

Edital deve ser divulgado no decorrer do segundo semestre

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina vai abrir um novo edital para preenchimento de vagas no cargo de Agente Temporários. Em divulgação no Diário Oficial de Santa Catarina, ficou decidido que o Instituto AOCP será o responsável pela organização do certame. A banca também foi escolhida para organizar o concurso público para Oficiais da corporação.

O quantitativo de vagas do próximo edital ainda não foi definido. A corporação tem costume de convocar muitos candidatos, o que também deve acontecer nesta seleção. O concurso deve ser composto por:

  • prova teórica;
  • exame de saúde; 
  • investigação social;
  • curso de formação com duração de 165 horas/aula.

Último edital foi em 2016

A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina abriu um edital de processo seletivo para preencher 163 vagas no cargo de Agente Temporário de Serviço Administrativo. Na ocasião, foram 96 vagas para preenchimento imediato e 67 para cadastro reserva. Do quantitativo de vagas, 5% foram reservadas aos portadores de necessidades especiais.

O objetivo da contratação foi atender as demandas das Centrais de Emergências, Centrais de Vídeo monitoramento e Serviços Administrativos nas Organizações Policiais Militares do estado. A seleção foi composta por prova escrita, inspeção de saúde e questionário de investigação social.

No primeiro ano de contrato, os agentes temporários recebiam o valor de R$1.017,00. Se houvesse renovação de contrato de ambas as partes, o valor indenizatório poderia chegar a até R$ 1.356,00.

Conteúdo Programático das provas

LÍNGUA PORTUGUESA I – Gramática Classes de palavras: flexões nominais e verbais. Análise sintática: relações e sentidos entre orações, períodos e funções sintáticas dos termos. Sintaxe de regência: verbos e sua predicação; regência verbal e nominal, crase. Sintaxe de concordância: concordância nominal e verbal; concordância gramatical e ideológica (silepse). Pronomes: emprego, formas de tratamento e colocação de pronomes (próclise, mesóclise e ênclise). Estilística: denotação e conotação; figuras de linguagem: metáfora, metonímia, prosopopeia, antítese e pleonasmo. Semântica: sinonímia e antonímia. Pontuação: vírgula, ponto e vírgula, dois pontos, ponto de exclamação, ponto de interrogação e ponto final. Acentuação: de acordo com as mudanças ocorridas no Novo Acordo Ortográfico. Morfologia: apresentação das classes morfológicas.

INTERPRETAÇÃO DE TEXTO – Tem por objetivo central avaliar a capacidade de o candidato compreender textos de diferentes gêneros, mostrando o domínio que se espera de quem já concluiu o ensino médio.

INFORMÁTICA Sistema Operacional – Características da interface gráfica: manipulação de janelas de acesso a menus, uso do mouse, área de trabalho, barra de tarefas e de inicialização rápida. Botão Iniciar: programas, documentos recentes, painel de controle, impressoras, desligar. Utilização do Explorer: operações com arquivos e pastas, atalhos, modos de visualização, unidades de rede, lixeira. Acessórios do Windows: calculadora, bloco de notas, paint. Editores de Textos – Manipulação de documentos: novo, salvar, abrir, imprimir, proteger com senha, propriedades. Formatação de documentos: fonte, espaçamento, parágrafo, tabulação, maiúsculas e minúsculas, marcadores e numeração. Edição de documentos: localizar e substituir texto, selecionar, recortar, copiar, colar, numerar páginas, trabalhar com cabeçalho e rodapé, inserir figuras, quebrar páginas. Exibição de documentos: modo normal, layout de impressão, zoom, tela inteira. Configuração de documentos: margens, tamanho do papel, orientação para impressão. Tabelas: criar tabela, selecionar, inserir e eliminar células, formatar tabela, classificar. Ferramentas adicionais: verificar ortografia, corrigir palavras automaticamente, definir idioma, trabalhar com mala direta. Planilhas Eletrônicas – Área de trabalho: células, linhas e colunas, deslocamento do cursor na planilha, área de impressão, barra de edição, pastas de trabalho. Células: selecionar, copiar, recortar, colar, transpor, limpar, eliminar, proteger, inserir dados. Formatação de células e planilhas: formatar números, textos, datas e moedas, alinhamento, borda, fonte, padrões, formatação condicional. Utilização da Internet – Navegação: noções sobre endereços, configuração do browser, acessar links, avançar, retroceder e recarregar páginas, favoritos, download e upload de arquivos, gerenciamento pop-ups e cookies. – Correio eletrônico: endereços de e-mail, escrever e enviar mensagens, anexar arquivos. Versões dos softwares que poderão ser objeto das questões da prova: Sistema operacional Windows; Editores de textos e planilhas eletrônicas, Microsoft Office e BR Office; Browser Internet Explorer e Google Chrome. Importante: As questões da prova poderão fazer referência a qualquer das versões, dos softwares citados, em uso no mercado.

CONHECIMENTOS GERAIS E ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como política, economia, sociedade, educação, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável, ecologia, segurança pública e sociedade. História e Geografia do Estado de Santa Catarina; divisão política do Estado, clima e vegetação; hidrografia; atualidades: economia, política, desenvolvimento.

  • Concurso: Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) 2018
  • Banca organizadora: Instituto AOCP
  • Escolaridade: médio
  • Número de vagas: a definir
  • Remuneração: a definir
  • Inscrições: a definir
  • Taxa de Inscrição: a definir
  • Provas: a definir
  • Situação: PREVISTO
  • Link do último edital
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.