Economia: taxa Selic é elevada para 13,75% ao ano por decisão do Copom

Em sua 248ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano. Saiba mais!

Em sua 248ª reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu, por unanimidade, elevar a taxa Selic para 13,75% ao ano, de acordo com informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB).

Economia: taxa Selic é elevada para 13,75% ao ano por decisão do Copom

De acordo com recente divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), realizada no dia 03 de agosto, a atualização do cenário do Copom considera algumas observações sobre o cenário econômico atual.

Ambiente econômico externo

Conforme destaca o Banco Central do Brasil (BCB), o ambiente externo mantém-se adverso e volátil, com maiores revisões negativas para o crescimento global em um ambiente inflacionário ainda pressionado.

O processo de normalização da política monetária nos países avançados tem se acelerado, impactando o cenário prospectivo e elevando a volatilidade dos ativos, analisa o Comitê de Política Monetária (Copom).

Cenário econômico nacional

Em relação à atividade econômica brasileira, o conjunto dos indicadores divulgados desde a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) seguiu indicando crescimento ao longo do segundo trimestre, com uma retomada no mercado de trabalho mais forte do que era esperada pelo Comitê, destaca o Banco Central do Brasil (BCB).

Inflação

A inflação ao consumidor continua elevada, tanto em componentes mais voláteis como em itens associados à inflação subjacente. Segundo ressalta a divulgação oficial do Banco Central do Brasil (BCB), as diversas medidas de inflação subjacente apresentam-se acima do intervalo compatível com o cumprimento da meta para a inflação.

As expectativas de inflação para 2022, 2023 e 2024 apuradas pela pesquisa Focus encontram-se em torno de 7,2%, 5,3% e 3,3%, respectivamente, atualiza o Comitê de Política Monetária (Copom), conforme discutido em sua última reunião.

Projeções oficiais

As informações sobre o cenário de referência continuam parecidas com a última divulgação oficial Banco Central do Brasil (BCB), pressupondo que o ano de 2022 termine com uma trajetória de juros de 13,75%.

Segundo destaca o Banco Central do Brasil (BCB), as projeções de inflação para os anos de 2022 e 2023 estavam sujeitas a impactos elevados associados às alterações tributárias entre anos-calendários.

Assim, o Comitê de Política Monetária (Copom) optou neste momento por dar ênfase à inflação acumulada em doze meses no primeiro trimestre de 2024, que reflete o horizonte relevante, suaviza os efeitos diretos decorrentes das mudanças tributárias, mas incorpora seus impactos secundários sobre as projeções de inflação relevantes para a decisão de política monetária, detalha o Copom através de divulgação recente.

Acompanhe as informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB) e se mantenha atualizado sobre os dados oficiais e possíveis alterações nas projeções do Comitê de Política Monetária (Copom).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.