Banco Central do Brasil: ouvidoria, auditoria e gerenciamento de riscos

A ouvidoria e a auditoria fazem parte das instâncias internas de apoio à governança do Banco Central do Brasil. Saiba mais!

Conforme informações oficiais do Banco Central do Brasil (BCB), a ouvidoria e a auditoria fazem parte das instâncias internas de apoio à governança. Confira outros pontos relevantes sobre o fluxo interno da instituição!

Banco Central do Brasil: ouvidoria, auditoria e gerenciamento de riscos

A ouvidoria recebe reclamações, elogios e sugestões referentes aos serviços prestados pelo Banco Central do Brasil (BCB), além de denúncias contra servidores; procura garantir ao cidadão o direito de ter a sua manifestação sobre os serviços prestados apreciada; atua para melhorar a qualidade desses serviços; e zela pela transparência institucional. 

Auditoria interna

A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, com o objetivo de adicionar valor às operações do Banco Central do Brasil (BCB). 

Gerenciamento de riscos

Para tanto, foca seus trabalhos na avaliação e na melhoria da eficácia da governança, do gerenciamento de riscos e dos controles, e busca, por meio de ações proativas, mapear e atenuar impeditivos que poderiam prejudicar o cumprimento da missão institucional e o alcance dos objetivos estratégicos, informa a própria instituição.

Auditoria interna e auditoria independente

A ação combinada da auditoria interna e da auditoria independente, contratada para aferir confiabilidade e transparência dos demonstrativos contábeis publicados, busca assegurar excelência na prestação de contas à sociedade. 

Procuradoria-Geral 

A Procuradoria-Geral atua na defesa do Banco Central do Brasil (BCB), em juízo e fora dele, e desempenha internamente as atividades de consultoria e assessoria de natureza jurídica.

Área específica e estruturada de gestão 

Segundo informações oficiais, a PGBC conta com uma área específica e estruturada de gestão, com atribuições para coordenar e executar as rotinas de controle de suas atividades. 

Ao final de 2021, acompanhava 1.408 ações ajuizadas por servidores e funcionários de empresas terceirizadas contra o Banco Central do Brasil (BCB). O valor previsto para perdas potenciais por conta desse tipo de demanda judicial foi de R$3,7 bilhões, sendo 99% para ações movidas por servidores do Banco Central do Brasil (BCB). 

Corregedoria 

A corregedoria previne e apura possíveis irregularidades praticadas pelos servidores da carreira de especialista do Banco Central do Brasil (BCB) e faz parte do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal. A Corregedoria atua a partir de denúncias que lhe são encaminhadas. Também atua de ofício quando identifica, em suas atividades rotineiras, possível ocorrência de infração disciplinar. 

A Corregedoria e a Procuradoria-Geral são as unidades correcionais do Banco Central do Brasil (BCB), explica a instituição. A Procuradoria-Geral atua sob a ótica correcional quando são identificados indícios de violação disciplinar praticada por ocupante da carreira de Procurador, informa o Banco Central do Brasil (BCB) em documento oficial divulgado recentemente.

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