Economia: Copom opta pela manutenção da taxa básica de juros no patamar de 13,75% ao ano

Copom opta pela manutenção da taxa básica de juros no patamar de 13,75% ao ano. Confira informações do Banco Central!

De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), o Comitê de Política Monetária (Copom) optou pela manutenção da taxa de juros, reforçando a necessidade de avaliação, ao longo do tempo, dos impactos acumulados a serem observados do intenso e tempestivo ciclo de política monetária já empreendido, segundo divulgação realizada no dia 1º de novembro de 2022.

Economia: Copom opta pela manutenção da taxa básica de juros no patamar de 13,75% ao ano

Assim, o Comitê de Política Monetária (Copom) avaliou que, diante dos dados divulgados, projeções, expectativas de inflação, balanço de riscos e defasagens dos efeitos da política monetária já em território significativamente contracionista, era apropriado manter a taxa de juros no patamar de 13,75% ao ano.

O Copom manterá a vigilância

O Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou que é necessário manter a vigilância, avaliando se a estratégia de manutenção da taxa básica de juros por um período suficientemente prolongado será capaz de assegurar a convergência da inflação, informa o Banco Central do Brasil (BCB).

Desinflação

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que o Comitê de Política Monetária (Copom) reforça que irá perseverar até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

Além disso, o Comitê de Política Monetária (Copom) enfatiza que não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado.

Decisão de política monetária

Considerando os cenários avaliados, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, enfatiza o Banco Central do Brasil (BCB).

Estratégia de convergência inflacionária

O Comitê de Política Monetária (Copom) entende que essa decisão reflete a incerteza ao redor de seus cenários e um balanço de riscos com variância ainda maior do que a usual para a inflação prospectiva, e é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e de 2024, destaca a divulgação oficial. 

Ajustes poderão ser feitos

O Comitê de Política Monetária (Copom) enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso o processo de desinflação não transcorra como esperado, segundo ressalta o Banco Central do Brasil (BCB). Acompanhe as informações oficiais e se atualize quanto à economia de forma global.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.