Economia: Brasileiros possuem em média cinco contas bancárias (entenda!)

Os bancos digitais se tornaram um sucesso nos últimos anos

O Banco Central (BC) publicou um estudo no segundo semestre de 2022 no qual foi constatado que os brasileiros possuem, em média, cerca de 5,2 contas bancárias. É um índice bastante amplo, bem maior do que os anos anteriores. Podemos citar como exemplo, o ano de 2012, quando a média era de 2,1 contas.

A princípio, o número mais que dobrou nos últimos dez anos. Vale ressaltar que com a pandemia da covid-19 os cidadãos brasileiros acabaram criando um número maior de contas em instituições financeiras. Em 2019, antes do coronavírus,  a população tinha em média, cerca de 3 contas no total.

Desse modo, é possível observar uma tendência de alta relacionado a esta estimativa. De fato, são vários os motivos que podem levar uma pessoa a abrir mais uma conta em um banco. Ademais, o setor financeiro tem sofrido uma série de mudanças, que podem ser consideradas como uma evolução no setor.

Atualmente houve uma grande popularização dos bancos digitais, sendo que um grande número de clientes, abriram novas contas, utilizando um serviço baseado em alta tecnologia, inovador e eficiente. Consequentemente, os cidadãos brasileiros acabaram por ter em suas mãos, um número maior de contas bancárias.

Causas do aumento de contas bancárias

Os bancos digitais acabaram aumentando a concorrência do setor financeiro. Desta maneira, seus clientes obtiveram um número maior de escolhas, proporcionando a eles várias opções de contas. Ele passou a escolher então, a instituição financeira  que tem mais a ver com o seu perfil pessoal e profissional.  

Analogamente, os bancos passaram a oferecer mais oportunidades, produtos e serviços, com descontos, ofertas e muito mais. Podemos destacar os programas de fidelidade, taxas, tarifas, rendimentos, entre outros. Tudo isso fez com que os clientes pudessem obter as maiores vantagens na hora de escolher uma instituição.

Os bancos digitais também causaram algumas mudanças relacionadas à cobrança de taxas e tarifas. Estas instituições financeiras acabaram por oferecer as melhores condições ao seu mercado consumidor, chegando até mesmo a zerá-las. Dessa maneira, os clientes procuraram por serviços que gerassem a maior economia.

A princípio, os bancos físicos tradicionais têm buscado se adequar à nova realidade reformulando todo o seu sistema de cobrança de produtos e serviços. A pandemia teve um papel fundamental na digitalização, já que muitas agências fecharam. As pessoas passaram a contratar bancos digitais, visto que estavam em lockdown.

O que são bancos digitais

Os bancos digitais são capazes de oferecer a seus clientes inúmeros benefícios. É uma tendência atual que deve ficar ainda mais forte.De acordo com uma pesquisa global da Finder, empresa de consultoria e investimentos, 42,7% da população brasileira possui uma conta em uma instituição financeira virtual.

Em síntese, um banco digital é uma instituição financeira que pode realizar todas as operações de um banco tradicional através de um aplicativo ou um site na internet. Ele não possui agências físicas, todos os seus produtos e serviços estão na rede mundial de computadores, à disposição de seus clientes.

A pessoa pode abrir uma conta, receber e transferir seu dinheiro, pagar suas dívidas, em um tempo hábil. É um serviço ágil, prático e eficiente, sendo considerado bastante seguro. Os bancos digitais podem oferecer conta corrente sem tarifa, cartão de crédito, realizar investimentos, seguros, consórcios, empréstimos, etc.

Os primeiros bancos digitais foram criados ainda em 2016. Podemos destacar o Original, Neon e o Inter. Em 2017 o Nubank criou a NuConta se tornando uma instituição financeira digital. Desde esse período, houve um crescimento exponencial na procura por bancos digitais, online.

Conclusão

No ano de 2022, de acordo com a pesquisa da Finder, o Brasil se tornou o país do mundo com a maior procura por novos serviços bancários digitais. Em seguida veio a Ìndia, Irlanda, Cingapura, Hong Kong, Emirados Árabes Unidos e México. Dessa maneira, em todas as regiões houve um aumento expressivo na criação de contas virtuais.

Os bancos digitais apresentam inúmeras vantagens aos seus clientes. Mas o que de fato fez com que o serviço se tornasse um sucesso são as taxas zero de algumas de suas operações, e a cobrança de taxas reduzidas se comparados aos bancos tradicionais. Estas instituições aliam a facilidade de uso a suas promoções.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.