Como saber se é hora de pedir demissão?

Como saber se é hora de pedir demissão? Quais sinais devem ser observados antes de tomar essa decisão? São tantas dúvidas nesse sentido, não é mesmo?

Mas o fato é que a demissão não precisa ser vista como um tabu. Devemos, sim, reconhecer que ela é um marco importante em nossas vidas, mas, ao mesmo tempo, é preciso compreendê-la como necessária.

Afinal, mais vale pedir demissão e seguir com uma nova carreira mais feliz, do que se prender a um local para sempre, sendo infeliz. Concorda?

Por isso, neste texto nós unimos algumas considerações que podem lhe ajudar na sua reflexão. Leia-as e, a partir disso, reflita sobre o seu dia a dia de trabalho e tome a melhor decisão para você.

Veja também: Como tomar decisões difíceis de maneira eficiente?

Como saber se é hora de pedir demissão? Veja alguns sinais

São diversos os sinais que podem ser levados em conta no momento de saber se é hora de pedir demissão. Abaixo, no entanto, listamos alguns deles. Mas cabe a você saber avaliar a sua rotina de maneira profunda, ok?

Dito isso, vamos aos sinais:

1- Você tem a sensação de que está estagnado na carreira

Como você se sente com relação à sua carreira? A sensação é de que você pode crescer, ou então você se sente que está estagnado, e que não há nada que possa ser desenvolvido?

Se a segunda situação for mais coerente à sua realidade, fique atento! Pode ser um sinal que lhe ajude a saber se é hora de pedir demissão.

2- As suas faltas ou atrasos acontecem quase que de maneira automática

Você sabe que é um colaborador responsável, porém, percebeu que tem se atrasado diversas vezes. E ainda, que em outros momentos tem faltado por coisas, digamos, “banais”. Coisas estas que não fariam você faltar no passado.

Se você se identifica com isso, que tal analisar a possibilidade de trocar de emprego?

3- Os dias parecem passar lentamente

É claro que trabalhar é cansativo e, muitas vezes, nos coloca diante de atividades que não nos agradam profundamente. Faz parte.

O problema surge, no entanto, quando essas atividades desagradáveis são tudo em nosso dia. E elas, como consequência, fazem o dia passar lentamente – aumentando a angústia.

Você se sente assim?

4- Você tem cometido pequenos equívocos de maneira recorrente

“Erros bobos” que acontecem de maneira recorrente também podem lhe ajudar a saber se é hora de pedir demissão.

5- Você sente que está insatisfeito com a maior parte dos processos no trabalho

Assim como o dia passa lentamente, quando queremos trocar de emprego tendemos a sentir que a maior parte das atividades são ruins. E parece que não há nada que mude isso em nossa mente.

6- Os conflitos interpessoais são uma realidade

Você tem tido muitos conflitos com as outras pessoas? Conflitos estes que não costumavam acontecer no passado? Atente-se a isso também. 😉

7- Você sempre se atenta a outras oportunidades

Por fim, uma das formas de saber se é hora de pedir demissão é através das suas atitudes “automáticas”. Exemplo: quando você vê uma oportunidade sendo divulgada, você logo quer saber mais? Pois é…

 

Reflita sobre a sua carreira e tome a melhor decisão para você. Lembre-se de que nunca é tarde para recomeçar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.