Como tomar decisões difíceis de maneira eficiente?

Tomar decisões difíceis pode ser desafiador para muitas pessoas. Seja por insegurança ou excesso de “cálculo”, a decisão difícil pode se transformar em um verdadeiro pesadelo para quem a adia.

Mas, como conseguir estabelecer uma tomada de decisão mais equilibrada e saudável? O que levar em consideração na hora de decidir sobre algo? Qual o momento mais adequado para refletir sobre a dúvida? A seguir, daremos algumas respostas para estes questionamentos.

Como tomar decisões difíceis de maneira eficiente?

Tomar decisões difíceis de maneira eficiente faz toda a diferença na vida de qualquer pessoa. Ter o cuidado de não se deixar levar apenas pela emoção é fundamental para que a escolha seja mais coesa e coerente. Com isso em mente, veja alguns fatores que podem lhe auxiliar neste processo importante:

1- Separe um momento específico para pensar sobre o assunto

Não tente tomar uma decisão difícil de maneira aleatória, a qualquer hora do seu dia. Mas sim, separe um momento do seu dia ou da sua semana para pensar especificamente sobre isso.

Esse tipo de planejamento impede que você fique “matutando” a ideia sem chegar a lugar algum, tendo em vista que você poderá estabelecer um momento mais propício para a reflexão, sem se deixar levar pelo trabalho, estudos ou outra responsabilidade do momento.

2- Estabeleça pontos positivos e negativos para a sua decisão

Quando você estiver refletindo sobre a sua decisão, ou seja, no momento que você marcou para isso, comece a analisar os pontos positivos e negativos. Anote-os em um papel e crie uma verdadeira balança. Faça isso considerando todas as possibilidades de caminhos que poderão ser seguidos a partir da sua decisão.

3- Saiba o que você deseja alcançar no seu futuro e pratique o autoconhecimento

Saber quais são os seus objetivos e o que você deseja alcançar no seu futuro também é muito importante. Dessa forma você conseguirá praticar o autoconhecimento e saberá quais serão os reflexos das suas decisões. Tudo isso, em conjunto, ajuda você na hora de tomar decisões difíceis.

4- Leia sobre o assunto e converse com outras pessoas

Ler sobre o assunto, buscar informações sobre os potenciais caminhos e conversar com pessoas que já passaram por isso, pode ser valioso. Assim você começa a estruturar a sua decisão pautando-se em experiências vividas e consequências que já foram sentidas por outras pessoas.

Porém, lembre-se de que cada pessoa é única e, portanto, não use apenas a métrica alheia como mola propulsora da sua decisão. Esse tipo de análise é apenas uma ilustração do que pode acontecer com você, mas o caminho será só seu e não será seguido da mesma forma que o de outra pessoa, ok?

5- Faça psicoterapia para tomar decisões difíceis de maneira eficiente

A psicoterapia, aliada ao autoconhecimento, pode lhe ajudar a tomar decisões difíceis de uma forma equilibrada e saudável. Isso porque você passa a se ouvir melhor; reconhece os seus limites; compreende quais caminhos são promissores para você; e assim por diante.

Experimente e veja como esse tipo de acompanhamento terapêutico pode ajudar a mudar a sua forma de enxergar as decisões difíceis.

Boa sorte nas suas escolhas!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.