É fake vídeo que promete desbloqueio de juros do FGTS

Vídeo que circula nas redes sociais promete desbloqueio de juros do FGTS

Se ao navegar pela internet você se deparar com um vídeo prometendo o desbloqueio de juros do FGTS, desconfie. Segundo as informações divulgadas pela Caixa Econômica Federal, a postagem é falsa e se trata de uma ação de golpistas para roubar dados de vítimas. O post em questão já foi visualizado por milhares de brasileiros nas redes.

O vídeo que circula tem o título “FGTS desbloqueado” e promete liberar o dinheiro dos juros em poucas horas. A Caixa, que é o banco responsável pela gestão dos recursos do FGTS, afirma que este procedimento simplesmente não existe. Além disso, a instituição lembra que os canais de informações sobre o saque são diferentes daqueles que são apresentados no vídeo.

Como funciona o golpe do FGTS

Para tentar enganar as pessoas, a postagem faz uma montagem com trechos de telejornais antigos. Nestes trechos, os apresentadores dão informações verdadeiras, mas os cortes são descontextualizados para fazer o indivíduo acreditar que se trata de um novo procedimento de liberação do fundo definido pelo Governo Federal.

Os trechos descontextualizados são: “O prazo para fazer o saque do FGTS acaba na semana que vem”; “R$ 8 bilhões dando sopa no banco”; “42 milhões de pessoas, é muita gente, vão ter nos próximos dias o direito de fazer um saque do FGTS. Pois, é, vai ter dinheiro na praça”; “Gente, trabalhadores de todo o Brasil vão poder fazer o saque do FGTS a partir de amanhã”.

Logo depois, o locutor afirma: “Você está sendo enganado. Menos de 1% dos trabalhadores sabem disso. Mas sabia que você tem direito a sacar os juros do FGTS? Não importa se você já sacou ou se ele esteja bloqueado. E não para por aí. Outra coisa que você não sabe é que devido a todo o tempo que seu FGTS ficou guardado no banco, essa quantia de dinheiro pode bater um valor mínimo de 5 a 13 salários mínimos. Isso mesmo. Você ouviu. É possível sacar uma bolada de no mínimo R$ 6.000 através de um aplicativo que possui um passo a passo muito simples e eu vou te revelar nesse vídeo”, diz ele.

“Eu já vou explicar como tudo funciona. Mas preste muita atenção pois o governo e a Caixa Econômica não querem que você saiba o que eu vou te contar aqui. Esse site pode sair do ar a qualquer momento. O motivo de estar aqui dando minha cara e querendo te ajudar é porque eu sei como é difícil passar dificuldade”, completa.

Na verdade, a postagem que circula nas redes sociais, leva o internauta a clicar em um link para que ele forneça dados pessoais importantes. Logo depois, a postagem afirma que o cidadão precisa comprar um aplicativo para que ocorra a suposta liberação dos saques dos juros do FGTS.

Os criminosos programam um valor qualquer e afirmam que o cidadão tem direito ao saldo. Na sequência, eles liberam um botão Desbloquear Saldo. Ao clicar, eles enviam um formulário com indicações para que o cidadão preencha campos como nome completo, e-mail, telefone fixo ou celular, número do cartão de crédito, validade, mês, ano, código de segurança (CVV) e nome impresso no cartão ou Pix.

O que diz a Caixa

“As modalidades de saque do FGTS estão previstas na Lei nº 8.036/90, e as principais são demissão sem justa causa, saque-aniversário, aposentadoria, falecimento do trabalhador, moradia própria, doenças graves e desastre natural, dentre outras”, diz a Caixa.

“Não há possibilidade legal de o trabalhador realizar o saque dos juros da sua conta vinculada no FGTS. A Lei nº 8.036/1990, que rege o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, só permite o saque do saldo da conta vinculada no FGTS nas situações elencadas no seu artigo 20, entre as quais não se encontra a possibilidade de saque de juros”, diz Mariza Machado, especialista trabalhista da IOB.

A Caixa afirma ainda que a consulta ao sistema do FGTS deve ser feita através do aplicativo oficial do próprio FGTS, que está disponível gratuitamente para download. Em caso de dúvidas sobre o FGTS, o cidadão pode ligar para os números oficiais, que no caso da Instituição é o 0800 726 0207.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.