O coronavírus e a polêmica das aulas presenciais

As atividades escolares foram suspensas em todo o país há cerca de um ano por conta das medidas de prevenção contra a covid-19. Desde então a angústia e incerteza quanto ao retorno das aulas tem pairando na cabeça de muitos pais e principalmente dos estudantes. A fim de amenizar o prejuízo no andamento do currículo e do ano letivo, a maioria das instituições de ensino optaram por oferecer aulas remotas. Assim, as aulas seguem por meio de encontros on-line.

No entanto, a parcela de alunos que puderam aderir a este novo formato foi baixa e a há muitos estados brasileiros que seguem sem qualquer tipo de previsão quanto ao retomada das atividades. Além disso, não houve nenhuma informação por parte do Ministério da Educação quanto a um plano nacional nesse sentido.

A polarização no debate

Esse é um assunto que divide bastante opinião no debate nacional, portanto, é necessário considerar cuidadosamente alguns aspectos. Primeiro, é preciso entender que as medidas de prevenção são necessárias e indispensáveis para o bem estar social e para a saúde pública. Dentre essas medidas estão o uso obrigatório de máscaras e o isolamento social através da quarentena. Enquanto o programa de vacinação caminha a passos lentos, é preciso atuar para evitar fortalecer a disseminação do vírus.

No entanto, há pessoas que acreditam que ainda é possível retomar as atividades de modo seguro e muitos pais pedem pela retomada. Diversos estados já iniciaram os planos para a volta as aulas presenciais, um deles foi o estado de São Paulo. O governador Doria determinou o retorno das aulas presenciais com turmas com apenas 30% dos alunos em sala. Apesar disso, no cenário de alta de casos da covid-19, foi preciso reavaliar a situação de cada estado e levar em consideração aspectos como o número de mortes por dia e o percentual de lotação dos leitos de UTI. Assim, em São Paulo, após algumas semanas de tentativa, os relatos foram de evasão escolar e de uma explosão no número de infecções entre funcionários e professores. As aulas presenciais em São Paulo e em diversos outros estados estão novamente suspensas por conta do atual quadro da pandemia no país. 

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja ainda UFMG irá ofertar mais de 6 mil vagas no Sisu 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.