Discord é um risco para crianças? Como proteger seus filhos em redes sociais

Rede social bem influente entre menores de idade atrai atenção de pais por conter riscos de exposição de menores

As férias escolares estão chegando e, com ela, cresce a preocupação dos pais sobre como entreter os seus filhos longe da escola. Com mais tempo livre, as crianças e adolescentes passam a estar mais na internet, especialmente nos jogos e redes sociais. Uma delas é o Discord, uma rede social mais obscura para quem não é tão ligado à Internet. Para as crianças e os adolescentes, o Discord oferece um lugar para fazer o que eles mais gostam: passar um tempo com os seus amigos.

LEIA MAIS: O papel da literatura infantil na formação das crianças

O Discord é uma plataforma de comunicação para dispositivos móveis ou computadores, que foi originalmente usada por games que queriam bater papo enquanto jogavam videogames em diferentes locais físicos. Mas a plataforma se expandiu nos últimos anos, para incluir comunidades que atendem a uma variedade de tópicos. 

Os usuários podem se comunicar nessa rede social por voz, vídeo ou texto, e também através dele, realizar atividades em grupo: como jogar videogame ou assistir a filmes.  

O Discord é organizado por “servidores”, quase como grupos de Facebook – na verdade, são mais similares às comunidades do Orkut – que são criados por usuários, alguns dos quais exigem um convite para entrar e outros são públicos. 

Um servidor será dedicado a um tópico principal e também terá “canais” categorizados para sub conversas específicas sobre o mesmo tópico. Qualquer um pode configurar um servidor Discord e decidir as regras desse espaço em particular.

PC gamer
Jovem joga em PC gamer (foto: divulgação Acer).

Quais são os perigos potenciais do Discord 

O Discord tornou-se especialmente popular desde o início da pandemia de covid-19, permitindo que as crianças e os adolescentes “saíssem” sem o risco de exposição ao vírus. Além disso, não é tão popular quanto as outras redes sociais e provavelmente está fora do radar dos pais, que podem estar monitorando outras plataformas. 

O Discord, além de ser um espaço para gamers, conversas e experiências divertidas para crianças, infelizmente também tem abrigado muita controvérsia em torno das questões de segurança. 

Javier Rincón, diretor regional na América Latina da Avast, aponta que houve casos em que menores de idade entraram em contato com os adultos pela plataforma. Em um artigo, o especialista afirma que adultos pediram para os menores conteúdo explícito impróprio e, às vezes, até pediram aos menores informações como o endereço residencial da sua família.  

A idade mínima para estar no Discord é 13 anos, mas a plataforma não tem muito apreço pelo controle de usuários. Isso significa que as crianças e adolescentes conseguem burlar restrições de conteúdo e ter acesso a servidores que contém apenas conversas de adultos e até conteúdo impróprio para menores. 

Como falo com os meus filhos sobre segurança online no Discord? 

O executivo da Avast também deu algumas dicas sobre como manter as crianças e adolescentes mais seguros em ambiente online: 

  1. Converse sobre as redes sociais. Isso significa que é hora de começar a conversar sobre o compartilhamento de informações confidenciais e os riscos de interagir com estranhos no universo online – mesmo que eles pensem que conhecem e confiam na pessoa com quem estão falando. Essas conversas podem ser estranhas, mas pense nisso como outra daquelas “conversas”, que o seu filho precisa para estar seguro no mundo.
  2. Fale sobre as senhas. Converse com os seus filhos sobre senhas fortes, redefinindo as senhas deles em todas as principais contas no início do ano letivo, especialmente. Você pode até transformar a atividade em um jogo, definindo regras simples sobre o que deve ser incluído nas senhas.
  3. Mantenha-se atualizado com os softwares de segurança mais recentes. É importante ter um antivírus que ofereça um serviço completo para tudo o que você precisa, para cuidar de todos os dispositivos da sua família.
  4. Fale sobre as suas experiências online com frequência. Faça um esforço para falar sobre as suas experiências e ajudar a educar os seus filhos sobre quais ameaças procurar, à medida que os cibercriminosos se tornam mais habilidosos e podem atacar os usuários de novas maneiras todos os dias. A conversa aberta precisa ser aberta para que seus filhos entendam que podem vir até você com quaisquer problemas que possam ter. Também pode valer a pena discutir as notícias ou os acontecimentos relevantes nessas plataformas para iniciar a conversa.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.