Facebook e Instagram: anunciado hoje NOVO RECURSO IMPORTANTE para os pais controlarem seus filhos.

Ferramentas de supervisão parental no Messenger são lançadas

A Meta( Facebook e Instagram) anunciou importante lançamento hoje(27). Chegaram as ferramentas de supervisão parental no Messenger, além de novidades para o Instagram. Pais e responsáveis agora poderão acessar recursos e ferramentas de supervisão no Messenger através do Centro de Família Meta.
Essas ferramentas permitem que os pais acompanhem o uso do Messenger por seus filhos adolescentes, desde o tempo gasto no aplicativo até informações detalhadas sobre configurações de mensagens. No entanto, é importante ressaltar que essas ferramentas não permitem aos pais ler as mensagens de seus filhos. Confira neste texto mais detalhes do recurso, assim como as mudanças para o Instagram.

Ferramentas de supervisão parental no Messenger.
Ferramentas de supervisão parental no Messenger. Imagem: Meta

Quais recursos estão disponíveis na supervisão parental no Messenger?

As primeiras ferramentas de supervisão parental no Messenger permitirão aos pais e responsáveis:

  • Visualizar o tempo gasto pelos adolescentes no Messenger;
  • Visualizar e receber atualizações sobre a lista de contatos e as configurações de privacidade e segurança de seus filhos;
  • Ser notificado quando o adolescente denunciar alguém (caso o filho opte por compartilhar essa informação);
  • Visualizar quem pode enviar mensagens ao adolescente (apenas amigos, amigos de amigos ou ninguém) e ser notificado caso essa configuração seja alterada;
  • Visualizar quem pode ver os stories do adolescente no Messenger e ser informado caso essa configuração seja alterada.

Ao longo do próximo ano, serão adicionadas mais funcionalidades à supervisão parental no Messenger, visando ajudar os adolescentes a gerenciar melhor suas interações e seu tempo, sempre equilibrando a privacidade, já que essas ferramentas funcionam tanto em conversas não criptografadas quanto criptografadas de ponta a ponta.

Recurso para proteger as pessoas de interações indesejadas nos DMs do Instagram.
Recurso para proteger as pessoas de interações indesejadas nos DMs do Instagram. Imagem: Meta
Recurso para proteger as pessoas de interações indesejadas nos DMs do Instagram.
Recurso para proteger as pessoas de interações indesejadas nos DMs do Instagram. Imagem: Meta

A supervisão parental no Messenger já está disponível nos Estados Unidos, Reino Unido e Canadá, com planos de expansão para mais países nos próximos meses.

Recursos adicionais de supervisão parental no Instagram

Também foi Adicionado ferramentas para supervisão dos pais no Instagram, de forma dar aos pais mais visibilidade sobre as experiências de seus filhos adolescentes no aplicativo e para solicitar que os adolescentes conversem com seus pais com novas notificações. Essas atualizações são:

  • Um novo aviso para os adolescentes depois de terem bloqueado alguém. Este aviso incentiva os adolescentes a adicionarem seus pais para supervisionar sua conta do Instagram como uma camada extra de suporte.
  • Além de ver quais contas o adolescente segue e é seguido, os pais agora também poderão ver quantos amigos o adolescente tem em comum com essas contas. Isso ajudará no entendimento do quão bem o adolescente conhece essas contas e ajudará a iniciar conversas off-line sobre essas conexões.
  • Mais maneiras de os pais personalizarem quais notificações da Supervisão  no Instagram desejam receber e com que frequência as recebem.

2 telas de telefone mostrando recursos de supervisão parental no Instagram

Recurso para administração do tempo no Facebook e no Instagram

Criação do recurso “Faça uma pausa” no Instagram. Com ele os adolescentes também verão uma notificação quando passarem 20 minutos no Facebook, solicitando que eles tirem um tempo do aplicativo e estabeleçam limites de tempo diários. Também está sendo estudado uma nova sugestão no Instagram que sugere que os adolescentes fechem o aplicativo se estiverem rolando os Reels à noite.

Tela do telefone mostrando "Hora de uma pausa?" notificação para adolescentes no Facebook

Será lançado o “Modo Silencioso no Instagram”, um novo recurso para ajudar as pessoas a se concentrarem e incentivá-las a estabelecer limites com seus amigos e seguidores. Por exemplo, ao ativar o Modo Silencioso, você não receberá nenhuma notificação, o status de atividade do seu perfil mudará para que as pessoas saibam que você está no Modo Silencioso e será enviada automaticamente uma resposta automática quando alguém enviar uma mensagem para você via DM. O recurso “Modo Silencioso” será liberado no Instagram em todos países.

2 telas de telefone mostrando o modo silencioso no Instagram

Quais outras novidades estão sendo testadas na área de mensagens?

O objetivo é proteger as pessoas de interações indesejáveis nos aplicativos, principalmente os adolescentes. Já são aplicados Avisos de Segurança quando adultos com comportamento suspeito tentam enviar mensagens a menores de idade e também são aplicadas restrições para que pessoas com mais de 19 anos não enviem mensagens a quem não as segue. Algumas das novidades são:

  • Para enviar mensagens a quem não os segue, será necessário enviar um convite. Apenas um convite por vez poderá ser enviado e é necessário aguardar a aceitação do destinatário para enviar outro;
  • Convites serão apenas textuais, sem fotos, vídeos ou mensagens de voz, que só poderão ser enviados após a aceitação do pedido de conexão por parte do destinatário.

Com isso, espera-se reduzir o número de mensagens indesejadas e interações inapropriadas com menores de idade.

Além disso, foram anunciadas a expansão do Modo Silencioso no Instagram e novas funcionalidades de notificação aos adolescentes quanto ao tempo gasto no Facebook e Instagram, para ajudar a gerenciar o tempo online e incentivar o uso equilibrado das redes sociais.

As atualizações têm como objetivo apoiar pais e responsáveis na supervisão do uso de aplicativos por seus filhos e proporcionar um ambiente online seguro e saudável para os adolescentes.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.