Vereadora é suspeita de fazer golpe contra beneficiário do auxílio emergencial

Denúncia foi feita pela vítima, que pediu ajuda da vereadora mas nunca recebeu o auxílio

Patrícia Oliveira, vereadora do partido Progressistas, foi denunciada ao Ministério Público Federal (MPF). A vereadora de Santa Rosa do Piauí, a cerca de 280 km de Teresina, é suspeita de aplicar golpe contra beneficiário do auxílio emergencial de R$ 600 no município. A denúncia afirma que a vereadora aproveitou a confiança do beneficiário para ficar com o valor do auxílio recebido.

A vítima identificada na denúncia foi Gilberto Pereira de Sousa, de 53 anos. Ele explicou que pediu ajuda para a vereadora em abril, para ter acesso ao benefício. O auxílio foi criado para ajudar trabalhadores informais, autônomos e microempreendedores individuais durante a pandemia. O objetivo é ajudar os trabalhadores mais vulneráveis durante a crise.

Entretanto, o cidadão, após mais de três meses do pedido de auxílio e sem ter recebido nenhuma parcela, procurou ajuda no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na cidade, no dia 3 de agosto. Ao fazer a consulta, o funcionário do CRAS verificou que o auxílio em nome do cidadão havia sido aprovado e que as parcelas foram creditadas na conta poupança social digital da Caixa Tem.

No questionário, o cidadão afirmou que fez o pedido por meio da vereadora e encaminhou a documentação a homem conhecido como “Toinho”. Entretanto, a vereadora utilizou o seu nome no cadastro e o telefone de alguém de sua confiança para poder sacar o auxílio sem conhecimento da vítima.

A primeira parcela foi creditada em 30 de abril na conta aberta pela vereadora em nome da vítima. No dia 7 de maio, a vereadora transferiu o dinheiro para sua conta, de acordo com os extratos bancários mostrados na denúncia. O valor sacado não foi repassado à vítima. A denúncia também mostra que a vereadora utilizou a segunda parcela para pagar boletos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.