Lançamento do FGTS Digital: Veja quanto tempo as empresas vão economizar

O governo brasileiro está se preparando para o lançamento do FGTS Digital, feito através de uma parceria do Serpro com o  Ministério do Trabalho e a Caixa Econômica Federal. Sendo assim, esta nova plataforma chega para transformar a maneira com que as empresas recolhem o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A previsão de lançamento é de janeiro de 2024.

De acordo com o Serpro, empresa estatal de tecnologia e uma das responsáveis pelo FGTS Digital, a plataforma trará uma série de benefícios para o governo e para as empresas brasileiras. Um desses benefícios é a redução no tempo de recolhimento, sendo que estimativas mostram que esse tempo poderá ser reduzido de 34 para 25 horas semanais, o que representa uma redução de 34%.

Confira a seguir outros benefícios que serão trazidos pelo FGTS Digital:

  • Eliminação de burocracias: o FGTS Digital vêm com o intuito de ser mais simples e intuitivo, eliminando etapas desnecessárias do processo atual;
  • Redução de custos: com a nova plataforma os processos serão automatizados, garantindo uma diminuição nos custos operacionais e despesas com tarifas para a empresa;
  • Transparência e integração: o FGTS Digital irá promover uma maior transparência nas transações, facilitando o gerenciamento de informações, integrando diferentes ambientes e sistemas.

FGTS Digital

Como dito, a plataforma do FGTS Digital promete trazer mudanças no recolhimento do fundo por parte das empresas, com previsão de lançamento para o ano que vem. Atualmente, o processo de recolhimento por parte das empresas é altamente burocrático, envolvendo várias etapas.

Lançamento do FGTS Digital: Veja quanto tempo as empresas vão economizar
Lançamento do FGTS Digital: Veja quanto tempo as empresas vão economizar Foto: Wikimedia commons

As etapas consistem na geração de uma folha de pagamento, envio do documento a um sistema de recolhimento da Caixa, espera pela geração de um segundo documento, quitação e, por fim, acesso a outro sistema da Caixa para transmissão e envio. Esse procedimento é muito demorado, sem contar que fica sujeito a erros e não é eficaz.

Sendo assim, o FGTS Digital promete mudar esse cenário, tornando o processo de recolhimento mais fácil e eficiente. Com as mudanças, a folha de pagamento do trabalhador será transmitida automaticamente para o eSocial. Com isso, esse sistema irá compartilhar as informações automaticamente com o FGTS Digital. Por fim, as empresas irão conseguir fazer todo o processo online.

Fase de testes

Antes de sua implementação definitiva, o FGTS passará por uma fase de testes, a qual terá início em 19 de agosto, se estendendo até 10 de novembro. Nesse período, as empresas terão a oportunidade de se acostumar com a plataforma, também podendo identificar falhas e melhorias a serem feitas.

Desta maneira, o eSocial terá uma paralisação no dia 19 de agosto, no período das 8h às 12h, para que o sistema seja integrado ao FGTS Digital. Sendo assim, a partir deste dia a plataforma já estará disponível em sua fase de testes, no entanto, inicialmente apenas para as empresas do Grupo 1 do eSocial, as quais possuem faturamento anual acima de R$ 78 milhões. As demais empresas terão acesso à plataforma a partir de 16 de setembro.

Por fim, a orientação dada para as empresas neste período de testes do FGTS Digital é de continuarem transmitindo as informações também pela maneira tradicional, pelos sistemas da Caixa. Desta maneira, será possível comparar os resultados com os gerados pela nova tecnologia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.