FGTS Digital: fase de testes foi adiada para ESTAS empresas; Veja quando começa

O novo sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, chamado de FGTS Digital, já está sendo testado pelas empresas do grupo 1 do eSocial desde o dia 19 de agosto. Essas empresas são aquelas que possuem faturamento anual acima de R$ 78 milhões. No entanto, as empresas dos grupos 2, 3 e 4 tiveram seu cronograma de entrada prorrogado. Sendo assim, os testes que eram para ter início em 16 de setembro irão se iniciar apenas neste sábado (23).

Com isso, esse grupo de empresas terá um período muito curto para conhecer e testar o FGTS Digital, que terá sua fase de testes encerrada no dia 10 de novembro. A entrada em vigor da nova plataforma ocorrerá em 1º de janeiro de 2024, mesmo com o cronograma atrasado para as empresas dos grupos 2, 3 e 4.

O FGTS Digital, para quem não conhece, é uma plataforma criada pelo governo para transformar a maneira com que as empresas recolhem o dinheiro do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

De acordo com o Serpro, empresa estatal de tecnologia e uma das responsáveis pelo FGTS Digital, a plataforma trará uma série de benefícios para o governo e para as empresas brasileiras. Um desses benefícios é a redução no tempo de recolhimento, sendo que estimativas mostram que esse tempo poderá ser reduzido de 34 para 25 horas semanais, o que representa uma redução de 34%.

Outras vantagens do FGTS Digital

Como dito, o FGTS Digital irá reduzir significativamente o tempo que as empresas gastam para realizar os recolhimentos do fundo, mas essa não é a única vantagem da plataforma. Sendo assim, outro benefício que vem com essa mudança é a eliminação de burocracias no processo.

Com o FGTS Digital, o processo de recolhimento do fundo de garantia fica mais simples e intuitivo, eliminando etapas desnecessárias do processo atual. Além disso, a nova plataforma do governo faz os processos de maneira automatizada, o que reduz os custos operacionais e despesas com tarifas para a empresa.

FGTS Digital: fase de testes foi adiada para ESTAS empresas; Veja quando começa
FGTS Digital: fase de testes foi adiada para ESTAS empresas; Veja quando começa

Por fim, o FGTS Digital trará maior transparência e integração para os recolhimentos. Isso porque a plataforma automatizada facilitará o gerenciamento das informações, integrando diferentes ambientes e sistemas.

Como o recolhimento é feito atualmente?

Como dito, a plataforma do FGTS Digital promete trazer mudanças no recolhimento do fundo por parte das empresas, com previsão de lançamento para o ano que vem. Atualmente, o processo de recolhimento por parte das empresas é altamente burocrático, envolvendo várias etapas.

As etapas consistem na geração de uma folha de pagamento, envio do documento a um sistema de recolhimento da Caixa, espera pela geração de um segundo documento, quitação e, por fim, acesso a outro sistema da Caixa para transmissão e envio. Esse procedimento é muito demorado, sem contar que fica sujeito a erros e não é eficaz.

Sendo assim, o FGTS Digital promete mudar esse cenário, tornando o processo de recolhimento mais fácil e eficiente. Com as mudanças, a folha de pagamento do trabalhador será transmitida automaticamente para o eSocial. Com isso, esse sistema irá compartilhar as informações automaticamente com o FGTS Digital. Por fim, as empresas irão conseguir fazer todo o processo online.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.