Direcionamento estratégico do candidato na entrevista de emprego 

É muito importante o direcionamento estratégico do candidato na entrevista de emprego. Confira dicas relevantes!

Uma entrevista de emprego requer um direcionamento por parte do candidato, de maneira que ele consiga demonstrar a sua capacidade de forma orgânica.

Direcionamento estratégico do candidato na entrevista de emprego 

Sendo assim, é fundamental que o candidato se comporte estrategicamente para que possa direcionar o fluxo da entrevista de emprego de maneira natural. Por isso, é relevante que se atente a alguns pontos inerentes à situação de avaliação.

Pontos referentes à sua postura corporal

Primeiramente, é fundamental que conceitue o comportamento como uma composição de gestos, falas e direcionamento de sua postura corporal. Sendo assim, é importante que:

  • Não cruze braços e pernas;
  •  Evite gesticular excessivamente;
  • Tenha foco para responder às perguntas de maneira assertiva;
  •  Mantenha contato visual com o seu entrevistador;
  • Em caso de entrevista de emprego coletiva, não interrompa os demais candidatos, bem como não interrompa o entrevistador;
  •  Não prolongue a sua narrativa;
  • Respeite a ordem cronológica dos fatos referentes a sua trajetória profissional;
  •  Conheça seus pontos positivos e os pontos negativos;
  • Dentre outros fatores inerentes à sua personalidade, particularidade e cultura empresarial.

Conforme visto, são muitos os fatores que compõem a postura de um candidato durante a entrevista de emprego, ao passo que  muitos desses fatores são intangíveis.

Não fique aquém do seu potencial 

Por isso, é muito importante que o candidato se direcione assertivamente e se atente para que não fique aquém do seu potencial, além dos pontos já citados, também é relevante que estude o seu próprio currículo de maneira aprofundada.

Aprofunde seu autoconhecimento profissional 

Obviamente sabemos que você conhece as informações inseridas em seu currículo. No entanto, quando nos referimos ao aprofundamento das informações, estamos falando sobre você analisar cada experiência pela qual você passou e saber responder assertivamente qual foi a melhoria que você levou para a empresa, bem como, qual é a sua avaliação atual sobre o seu ponto fraco.

Ou seja, o que você deve melhorar. Sendo assim, essa análise pode te direcionar de maneira natural sobre várias respostas. Por isso, verifique as implementações, projetos, ideias e sugestões feitas por você durante a sua passagem em cada empregador anterior. Bem como, sempre que você se referir a um ponto de melhoria, informe uma solução.

Pontos fracos e soluções

Por exemplo, ao se colocar como uma pessoa tímida, explique que irá fazer um curso de teatro para melhorar a sua comunicação. Dessa forma, você irá demonstrar autoconhecimento profissional, o que pode ser um diferencial para uma entrevista de emprego.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.