Dinheiro esquecido nos bancos: consulta e pedido de transferência já estão liberados

Nesta segunda-feira (7) o Banco Central começou a liberar a consulta ao valor e dos pedidos de transferência do dinheiro esquecido nos bancos. 8 bilhões, este é o valor que se espera que sejam devolvidos. Na primeira fase de saques se prevê que até 4 bilhões sejam devolvidos à empresas e pessoas físicas.

Quando foi informado pelo Banco do Brasil que estava sendo liberada a consulta a possíveis valores a receber de dinheiro esquecido nos bancos, houve uma corrida tão grande dos brasileiros para fazer a consulta que o sistema até caiu. Depois de um tempo, ele voltou a funcionar, mas o Sistema do BC intitulado, Valores a Receber (se ainda não viu se possui algum dinheiro esquecido nos bancos, consulte aqui) se limitava a informar apenas se existia algum valor a ser retirado, mas nao a quantia.

 

Confira também: “Dinheiro esquecido”: aposentados podem pedir dinheiro do consignado

 

Basicamente o Sistema pede para você digitar o CPF e a data de nascimento. Caso não tenha nenhum valor a receber, o cidadão recebia uma mensagem dizendo que não foram encontrados valores a receber para o CPF e a data de nascimento informados. Seguida de uma orientação para verificar se a data de nascimento está correta e que caso ela tivesse sido digitada incorretamente o postulante poderia fazer uma nova consulta em um novo prazo.

Caso tenha valores a receber aparecerá um grande sinal de correção em verde com uma mensagem informando para voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br para solicitar o resgate do saldo

Para resgatar o dinheiro é necessário ter uma conta de nível prata ou ouro no gov.br. Após o cadastro, se tiver algum dinheiro que está esquecido nos bancos, você deverá seguir os seguintes passos para fazer o saque:

 

Prazos para retirar dinheiro esquecido nos bancos

Exist uma primeira etapa onde o Banco do Brasil vai liberar o saldo e o agendamento somente para os nascidos antes de 1968 e para as empresas criadas antes da mesma data. Dia 11 (sexta-feira) se encerra o prazo para este grupo, mas há uma repescagem no sábado (12)

O segundo grupo, o dos nascidos entre 1968 e 1983, ou de empresas criadas durante esse tempo, tem começo no dia 14 de março, com repescagem no sábado (19).

O último grupo, os nascidos após 1983, empresas criadas a partir dessa data também, começa dia 21 e se prolonga até 25 de março. A repescagem é no dia seguinte (26),

 

Dinheiro ficará disponível mesmo após as datas de saque

Quem não conseguir sacar o dinheiro nas datas específicas não precisa se preocupar. As datas estipuladas são somente para a liberação mais imediata do dinheiro. É possível pedir o resgate a partir do dia 28 de março, independentemente do dia de nascimento ou da criação da empresa. Isso porque o dinheiro esquecido nos bancos são definitivos. Eles ficaram guardados nas instituições financeiras indefinidamente até o correntista pedir o saque.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.