Como pagar as declarações atrasadas de Imposto de Renda de anos anteriores em 2024?

Como Pagar as Declarações Atrasadas do IRPF de Anos Anteriores em 2024?

A temporada de entrega do Imposto de Renda sobre Pessoas Físicas –  IRPF 2024 já começou e a Receita Federal já recebeu milhões de declarações. Contudo, existem contribuintes que ainda precisam regularizar atrasos de anos anteriores.

Como Regularizar o Atraso no IRPF?

A declaração atrasada não impede o contribuinte de declarar o IRPF 2024. Entretanto, é recomendável iniciar a regularização da declaração mais antiga para a mais atual.

Procedimento para Regularização

  1. Acesse o portal e-CAC com a sua conta gov.br, o seu código de acesso ou ainda com seu certificado digital de pessoa física (e-CPF), e verifique a partir de qual ano constam pendências de não entrega de DIRPF;
  2. Acesse o site da Receita Federal e baixe o Programa Gerador da Declaração do Imposto de Renda (PGD) do ano correspondente ao da pendência. Uma alternativa ao download é o preenchimento da declaração diretamente pelo e-CAC;
  3. Em posse dos documentos relativos a rendimentos, bens e direitos, dívidas e ônus, entre outros, preencha a declaração normalmente;
  4. Confira se todas as informações preenchidas batem com os documentos que dispõe e proceda com a transmissão da DIRPF;
  5. Após a entrega deve ser gerado o DARF para pagamento do valor da multa por entrega da declaração fora atraso, que inicia em R$ 165,74 e pode chegar em até 20% do tributo devido. Quanto aos acréscimos legais sobre o imposto de renda devido, incide multa de mora de 0,33%, por dia de atraso, limitada a 20%, mais juros à taxa Selic acumulada até o mês anterior ao do pagamento, mais 1% no mês do pagamento.

Consequências da Irregularidade do IRPF

A irregularidade no IRPF pode resultar em várias consequências negativas, como:

  • Multas e CPF irregular;
  • Impedimento de contratação de produtos financeiros junto às instituições;
  • Não emissão ou renovação de passaporte;
  • Impedimento de tirar carteira de trabalho;
  • Impossibilidade de realizar matrícula em instituições de ensino;
  • Vedação da participação de concursos públicos.

Manter-se em dia com a Receita Federal é essencial para evitar problemas futuros. Regularizar o atraso no IRPF é um processo simples e que pode ser realizado online. Lembre-se de sempre preencher corretamente a declaração e ficar atento aos prazos para evitar atrasos e multas.

Alerta de golpes na internet utilizando o Imposto de Renda

Desde sexta-feira passada (15/03), os residentes do Brasil estão habilitados para proceder com a declaração gratuita do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), referente ao ano base 2023. Entretanto, com a abertura desse procedimento, surgem também os oportunistas que buscam se aproveitar da situação para aplicar golpes.

Ameaças Cibernéticas

Segundo o Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), golpistas estão criando falsos sites e aplicativos, aproveitando-se da importância do tema e da abertura do período de entrega da declaração, para induzir os usuários a baixarem e instalarem apps fraudulentos.

Como se proteger dos golpes

Para não cair em golpes, o CTIR Gov recomenda que o cidadão baixe apenas o aplicativo oficial disponível no site da Receita Federal e utilize somente essa página para fazer sua declaração.

Importância de procurar informações em fontes confiáveis

O CTIR Gov reforça que todas as informações sobre o Imposto de Renda sejam buscadas no endereço oficial da Receita Federal do Brasil (RFB). Você poderá acessar clicando aqui

Serviços oferecidos pelo aplicativo oficial

  1. Acompanhar a declaração
  2. Consultar a situação de cada pessoa em diversos sistemas da Receita Federal
  3. Visualizar últimas notícias
  4. Acessar vídeos institucionais
  5. Localizar as unidades da Receita Federal em todo território brasileiro.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.