Veja como receber dinheiro esquecido de pessoas já falecidas

Pouca gente sabe que é possível receber dinheiro esquecido de pessoas já falecidas. A saber, o Banco Central criou, há pouco tempo, o Sistema Valores a Receber, para que as pessoas consultem e saquem quantias esquecidas. Dessa forma, muitos brasileiros podem ter, em instituições financeiras, valores a serem resgatados e ainda não sabem.

Pensando nisso, hoje trouxemos uma série de informações, além de um guia de como consultar e receber valores esquecidos de pessoas que já faleceram.

Dinheiro esquecido: o que é?

Primeiramente, é importante esclarecer o que é dinheiro esquecido. A saber, em 2022, o Banco Central liberou para que as pessoas fizessem consultas a respeito de valores que ficaram em contas inativas e pudessem sacar esse dinheiro.

Desse modo, se você já teve conta em algum banco e nunca mais mexeu, ou abriu uma conta que nunca movimentou, por exemplo, pode reaver o saldo que ficou para trás. Desde que o Banco Central liberou essas consultas e saques, os titulares e herdeiros já sacaram mais de R$ 3,29 bilhões.

A saber, a consulta a esses valores estava suspensa desde maio do ano passado. No entanto, foi liberada novamente a partir do dia 28 de março de 2023. O Banco Central informou que, atualmente, deve haver mais de R$ 6 bilhões disponíveis para saque em dinheiro esquecido, que serão pagos a 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas. Segundo informações oficiais, boa parte desse valor provém de contas de pessoas já falecidas.

Como receber dinheiro esquecido de pessoas já falecidas?

Primeiramente, é preciso acessar o site do Sistema Valores a Receber. Segundo o Banco Central, esse é o único canal com autorização para realizar a consulta. Então, depois de abrir a página, o herdeiro deve preencher as informações com o CPF e data de nascimento da pessoa que já faleceu.

Ainda, é importante ressaltar que somente cônjuges, filhos, pais, testamenteiros, inventariantes ou outro representante legal podem sacar o dinheiro esquecido por pessoas já falecidas.

Dito isso, após preencher as informações e clicar em “Consultar”, o sistema irá indicar se há ou não valores esquecidos para sacar. Se sim, o usuário irá para uma página de espera, no caso de haver muitas pessoas logadas simultaneamente.

Em seguida, o sistema vai sugerir uma nova consulta após um tempo. No caso positivo, onde há valores a receber, e após ir para a próxima página, o usuário deve informar seus próprios dados da conta gov.br.

Na página seguinte, haverá dois pop ups: um de “Meus valores a receber” e outro “Valores de pessoas falecidas”. Assim, é preciso clicar no segundo.

Depois disso, é preciso ler e aceitar os “Termos e Condições” acerca dos dados de terceiros. A saber, não é possível prosseguir sem essa informação. Após dar o aceite, é preciso inserir novamente o CPF e data de nascimento da pessoa falecida.

Por fim, as contas com valores a receber aparecerão na tela. Se houver mais de uma conta com saldo esquecido, todas estarão listadas, como nome da instituição, montante, origem do dinheiro e dados de contato de cada banco.

Como sacar o dinheiro esquecido de pessoas já falecidas?

Depois de acessar a lista de contas com saldo para saque, o usuário poderá acessar os dados de contato de cada banco. Assim, ele deverá contatar cada um de forma individual e agendar um horário para receber o dinheiro.

Para sacar dinheiro esquecido de suas próprias contas, o prazo é de até 12 dias. No entanto, para contas de pessoas falecidas, esse prazo não se aplica, pois podem ser necessários outros procedimentos, como apresentação de documentos e comparecimento de outros herdeiros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.