Dificuldade para lidar com mudanças: Como ser mais flexível?

dificuldade para lidar com mudanças, seja no trabalho, na vida pessoal ou nos estudos, pode estagnar o seu crescimento e as suas descobertas. Dessa forma, você pode deixar algumas oportunidades únicas passarem despercebidas, mantendo-se em sua zona de conforto por muito tempo.

Sendo assim, aprender a “dar o primeiro passo” rumo aos seus objetivos é de suma importância para garantir uma vida mais próspera e feliz.

Se você é do tipo de pessoa que tem dificuldade em lidar com mudanças, ou está tendo essa dificuldade agora, acompanhe este texto até o fim para que possamos lhe ajudar de alguma maneira. Vamos lá?

Dificuldade para lidar com mudanças: Como ser mais flexível?

Para ser mais flexível na vida é preciso, primeiramente, tomar essa decisão. Mas, tome-a em voz alta, confirmando para si mesmo o quanto você deseja se abrir e mudar a sua forma de atuar perante o mundo.

Quando criamos um compromisso interno com nós mesmos, tendemos a ter uma vida muito mais equilibrada e feliz. Além de que essa é uma forma de nos comprometermos com as novas oportunidades.

Sendo assim, pare e diga a si mesmo que, a partir de agora, você não deixará passar boas oportunidades por conta do medo de lidar com mudanças. Depois, você poderá incluir as nossas sugestões abaixo em sua rotina. Veja quais são elas:

1- Tente deixar o passado no seu passado

Muitas vezes a dificuldade para lidar com mudanças está associada à nostalgia que sentimos com relação ao passado. É como se tentássemos reviver uma fase ou um momento agradável, acreditando que toda e qualquer mudança nos levará para longe disso.

No entanto, o que realmente acontece é que esse passado nunca voltará. Apesar de você agir de maneira semelhante, as sensações que você sente hoje não se comparam com as daquele momento. Isso porque estamos mudando o tempo todo, mesmo que de forma sutil, o que faz com que o seu eu de hoje não seja o mesmo que o seu eu do passado.

Por isso, procure se desapegar do seu passado. Guarde-o com carinho e tenha sempre as recordações para sanar a saudade e a nostalgia. Porém, nunca tente “correr para trás”.

2- Projete os pontos positivos das suas mudanças

Quando a dificuldade para lidar com mudanças surgir, tente mentalizar os pontos positivos dessa possível nova fase em sua vida. Assim você vai criando uma zona de segurança em sua mente, diminuindo a ansiedade do novo.

3- Lembre-se que tudo na vida é um ciclo

Outra forma de agir diante da dificuldade de lidar com mudanças é mentalizando que tudo em nossa vida é um ciclo. Nós nascemos, crescemos, nos desenvolvemos e, depois, morremos. Portanto, não se apegue à ideia de que você está vivendo algo “eterno”, pois nada é eterno.

Entenda que tudo é um ciclo, onde uns são mais longos, e outros mais curtos. Acredite, essa pequena mudança de mentalidade já vai lhe ajudar a perceber a importância de começar algo novo.

4- Quebre a crença de que você não é capaz

Por fim, procure “apagar” da sua mente a crença de que você não é capaz de começar algo. E quando ela surgir… Simplesmente comece! Deixe de lado aquele anseio de perfeição, pois ela não existe! E assim, permita-se experimentar, viver, errar e aprender diante do que é novo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.