Como desenvolver uma boa comunicação – Dicas simples

Desenvolver uma boa comunicação é fundamental para atingir novos níveis no trabalho e fortalecer nossos laços sociais em diversas esferas da vida. Quando nos comunicamos bem, conseguimos passar a nossa mensagem para o mundo de uma maneira mais clara, promovendo melhores relações e interações.

Mas, como fazer isso na prática? Como conseguir expressar os pensamentos de maneira coerente, que auxilie em uma comunicação eficaz? Para saber as respostas para estes questionamentos, acompanhe este conteúdo até o fim.

Como desenvolver uma boa comunicação

Desenvolver uma boa comunicação é possível, desde que você se comprometa a fazer isso de maneira gradativa e respeitando o seu tempo. Isto é, você não precisa ser uma pessoa super comunicativa da noite para o dia, mas sim, precisa exercitar a sua forma de pôr em palavras os seus pensamentos e sentimentos. Veja algumas maneiras de fazer isso:

1- Escute atentamente o que o outro tem a dizer

Quando alguém estiver falando com você, seja no ambiente de trabalho ou em simples conversas do dia a dia, ouça atentamente o que o outro diz. Não se deixe levar pela impaciência e afobação, mas sim, busque se pôr no lugar do outro e atente-se para cada informação que ele traz para você.

Esse tipo de atitude melhora as suas relações e ainda lhe apresenta diversos pontos de vista sobre a vida, ajudando você a abrir a mente e conhecer coisas novas.

2- Pergunte quando não compreender algo

Sabe aquele constrangimento que sentimos quando uma pessoa repete algo duas vezes, porém, ainda não entendemos? Pois é… Não se deixe levar por esse “constrangimento” e aprenda a questionar o que você não ouviu ou não entendeu. Isso é fundamental para desenvolver uma boa comunicação e não agir no piloto automático durante a conversa.

3- Saiba o que você quer dizer antes de iniciar uma conversa importante

Se você precisa comunicar algo muito importante, respire fundo e pense em todos os pontos que deverão ser ditos durante a sua conversa. Fuja daquela ideia de querer “contar logo” e se há detalhes que devem ser mencionados, foque neles. Quanto mais paciência você tiver para contar algo de maneira didática, maiores são as chances de o outro compreender.

4- Desenvolva a empatia para desenvolver uma boa comunicação

No decorrer deste artigo, mencionamos a importância de se pôr no lugar do outro na hora de escutá-lo, entendendo as expectativas que ele põe sobre você. Mas, aqui, é preciso desenvolver a empatia também na hora de você comunicar algo importante. Assim você consegue “medir as palavras” de acordo com o perfil da pessoa que está lhe ouvindo.

5- Escute a si mesmo enquanto você fala

Procure sempre prestar atenção na sua própria fala, enquanto você comunica algo para a outra pessoa. Isso ajuda a compreender o que pode estar um pouco “enrolado” na sua comunicação, melhorando a sua maneira de se expressar. Vale, inclusive, conversar com você mesmo diante do espelho, sempre que precisar comunicar algo importante.

 

Lembre-se que desenvolver uma boa comunicação é possível desde que você pratique-a todos os dias. Assim, você certamente terá interações muito mais sólidas. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.