Como ser mais flexível no trabalho? Veja as nossas dicas

Ser mais flexível no trabalho pode lhe ajudar a quebrar barreiras e resistências internas que lhe impedem de se desenvolver e conhecer novas formas de atuar. Embora muitos digam que é difícil, ser flexível é mais fácil do que parece, porém, é preciso praticar, todos os dias, a sua flexibilidade.

Para tornar isso ainda mais próximo da realidade, pense na flexibilidade de uma bailarina. Ela não chegou ao nível em que está, treinando apenas um dia. Ela precisou de, no mínimo, dois anos para desenvolver grande parte de sua flexibilidade física. Portanto, o que a fez chegar lá? A prática.

E é justamente sobre isso que discutiremos neste conteúdo. Falaremos sobre a prática da flexibilidade, não física, mas mental e emocional. Tudo isso com o intuito de lhe ajudar a ter bons resultados no seu trabalho. Vamos lá?

Como ser mais flexível no trabalho?

Um novo método de trabalho surgiu? Uma nova ferramenta entrou na rotina? Um novo estilo de reuniões está sendo implementado? Compreendemos o seu receio de ser flexível!

Acontece que nós, seres humanos, temos certa dificuldade em lidar com mudanças. Mudanças nos tiram da nossa querida zona de conforto, nos pondo à prova de situações que podem gerar medo, ansiedade e insegurança.

Porém, sem esses “medos”, nós nunca crescemos. Permanecemos “estacionados” na vida. E é por isso que é de suma importância que você aprenda a como ser mais flexível no trabalho. E, para isso, listamos algumas dicas que podem ser úteis para você. Continue lendo.

1- Mantenha uma atitude otimista diante das mudanças

Ao invés de ficar pensando que é “ruim” uma mudança acontecer no ambiente de trabalho, comece a mentalizar quais são as novas aprendizagens que você adquirirá por conta disso. Dessa maneira, você perceberá que a sua perspectiva tenderá a ser muito mais positiva e, consequentemente, motivadora.

Veja uma mudança como uma oportunidade de desenvolver algo novo em sua carreira, e visualize, mesmo que mentalmente, os benefícios envolvidos com esse desenvolvimento.

2- Tente enxergar a situação pelo lado de fora

Antes de ficar nervoso, estressado ou ansioso diante de um acontecimento, tente ser mais flexível no trabalho através de uma visualização ampla da situação. Veja com os “olhos de fora” o que realmente está acontecendo e pondere sobre a possibilidade de as suas emoções serem exageradas.

Muitas vezes, nos estressamos com uma mudança que, quando vista de fora, pode até ser insignificante. Por isso, visualizar as coisas de forma mais racional, e à parte das emoções, pode ser bem interessante.

3- Controle as emoções e o estresse; nem que precise de uma pausa para isso

Não se deixe dominar pelos seus sentimentos, emoções e sensações. Assim que receber a notícia de que algo diferente acontecerá em breve, respire fundo e disperse um pouco o foco da situação. Observe como a sua mente e o seu corpo reagem, tomando o controle deles, pouco a pouco.

Não deixe que a ansiedade domine você, e comece a ponderar sobre os fatores positivos que estão envolvidos com a nova situação. Evite focar no negativo e, quando for o momento de começar algo novo, apenas comece e assim você conseguirá ser mais flexível no trabalho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.