Tem dificuldade de apresentar a sua opinião? Veja dicas

Você sente que tem dificuldade de apresentar a sua opinião? Quando está conversando com alguém, embora tenha uma ideia contrária, apresentar a sua visão parece uma “tortura”? Em grande parte, esse tipo de sensação pode estar associada à nossa sociedade como um todo: hoje, vemos uma grande necessidade de agradar a todos, o tempo todo.

Todo mundo quer ser amado, bem aceito e feliz nas relações. Porém, ao aceitar todas as coisas vindas dos outros, deixando a sua opinião sempre de lado, você pode estar se anulando. E, justamente por isso, fizemos este conteúdo reflexivo sobre o assunto. Confira.

Você tem dificuldade de apresentar a sua opinião?

Antes de qualquer coisa, pare e repense as últimas vezes que você apresentou a sua opinião. Você consegue se lembrar de quando isso aconteceu? Consegue descrever como foi? E ainda, você realmente apresentou a sua opinião completa a outra pessoa?

Bem, esse assunto é bastante complexo e, antes de qualquer coisa, queremos deixar claro um ponto: Quando falamos de ter dificuldade de apresentar a sua opinião, não estamos falando das opiniões que não foram solicitadas, não agregam ou ofendem a outra pessoa.

Isto é, estamos falando de opiniões que podem ser relevantes para a construção de relacionamentos e para o trabalho, por exemplo. Portanto, tente pensar sobre esse tipo de opinião e verifique se você tem apenas “aceitado” o que os outros têm a dizer.

Pense que não precisamos agradar todas as pessoas – e que isso é impossível

Um bom ponto de partida para as nossas reflexões é a quebra da ideia de que devemos agradar todas as pessoas. Primeiro porque isso é impossível. Segundo porque isso estaria anulando a sua visão de mundo e seus desejos.

Por isso, comece a aceitar a ideia de que nem sempre poderemos ser quem os outros querem que sejamos. Volta e meia vamos nos deparar com situações que vão contra o que acreditamos, e devemos ser francos com o outro para não forçar a barra com nós mesmos. Afinal, essa “força” pode acabar custando a nossa saúde mental e emocional.

A sua opinião pode transformar o que há à sua volta

Outro ponto que podemos pensar caso você tenha dificuldade de apresentar a sua opinião é que a sua ideia pode, em muitos casos, mudar o que acontece à sua volta. Por exemplo, se você percebe que determinada forma de desenvolver um trabalho não é a mais adequada, por que não conversar com o seu chefe e apresentar a sua opinião?

Pode ser que você esteja prestes a otimizar o dia a dia no trabalho!

A psicoterapia pode ajudar nessa jornada

Além do que apontamos acima, lembre-se de que cuidar da saúde mental também é importante. Isto é, a psicoterapia, por exemplo, poderá lhe ajudar nessa jornada de lidar com a dificuldade de apresentar a sua opinião.

Ao mesmo tempo, ela pode ajudar a compreender as formas de se expressar de maneira respeitosa, afinal, embora tenhamos as nossas opiniões, devemos ter o bom senso de usá-las de uma forma saudável, que não prejudique ou ofenda ninguém. 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.