Dicas para não cair em golpes na internet

Você já deve ter ouvido falar de algum conhecido que caiu num golpe na internet, ou então você mesmo passou por uma experiência ruim. Por isso nós preparamos algumas dicas valiosas para que você se proteja.

  1. Não clique em links desconhecidos

Uma das maneiras dos criminosos terem acesso a suas informações são por meio de vírus, por isso é tão importante não clicar em links desconhecidos. Ao clicar em links desconhecidos sejam enviados por e-mail, sms ou outro meio, você corre o risco de ter seus dados roubados.

  • Não preencha formulários com seus dados em sites que podem não ser seguros

Muitos sites maliciosos pedem uma série de informações, para liberações de supostos prêmios, benefícios ou até empréstimo, mas tudo não se passa de um golpe. Uma desatenção neste caso pode pesar do bolso. É importante que você não passe seus dados sem ter informações da empresa e também observar de da fato o site é verdadeiro ou não.

Muitos golpistas criam sites muito parecidos aos originais, uma maneira de observar que você não está caindo numa armadilha é verificar o endereço do site e conferir se não há nada a mais.

Desconfie de sites que acrescentam apenas letras ou números no endereço do site oficial. 

  • Não transfira dinheiro para liberação de empréstimos ou valores adiantados de qualquer serviço

Uma prática comum de criminosos é pedir dinheiro para liberação de empréstimo ou pagamento adiantado de serviço.

Importante ressaltar que nenhuma instituição financeira pede que você pague taxas para liberar o empréstimo, isso acontece apenas em caso de golpe. 

Quanto ao pagamento adiantado de serviços, só realize se a empresa de fato for confiável. 

E como saber se a empresa é confiável? Procurando sua reputação na internet, uma opção é o Reclame Aqui. 

  • Não abra arquivos sem ter certeza do que se trata

Outro golpe muito comum é o envio de arquivos para baixar com vírus. A vítima não sabe a procedência dos arquivos, mas mesmo assim opta pelo download.

Os criminosos enviam, por exemplo, ganho de supostos prêmios e pontos, como milhas, por exemplo.

  • Confirma o endereço do e-mail sempre

Muitos golpistas copiam toda identidade visual e se passam por determinada loja confiável por e-mail. Uma maneira de descobrir se de fato o e-mail é da loja é observando o endereço e em caso de dúvida buscar informações com a Central da loja.

Golpe no Mercado Livre; veja como se proteger

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.