Dicas Para Inserir o Planejamento Financeiro na Sua Rotina

Insira o planejamento financeiro na sua rotina através do controle de gastos e mudanças de hábitos. Veja dicas importantes e adaptáveis!

O planejamento financeiro na sua rotina 

 O planejamento financeiro pessoal é importante para todas as famílias, independentemente da renda e do tamanho dessa família. 

No entanto, muitas pessoas nunca realizaram nenhum tipo de plano de finanças. Todavia, ainda que a situação financeira atual não seja favorável, você pode iniciar um plano de finanças e modificar hábitos que fazem diferença na sua jornada financeira e na sua rotina. 

Separe seus custos fixos e custos variáveis

Primeiramente, você deve ter clareza sobre seus ganhos e gastos. Para isso, separe seus custos fixos e custos variáveis. Você pode utilizar um aplicativo de finanças ou fazer anotações em um caderno, pois o que importa é que você separe esses custos para que tenha clareza sobre a sua real situação. Dessa forma, você pode categorizar os seus gastos atuais por ordem de importância.

Faça esse mapeamento e tenha foco nas mudanças 

Posteriormente a esse mapeamento, você deve verificar em seus hábitos de rotina quais são as trocas que você pode fazer que sugerem economia, é importante você ter em mente a ideia de que o foco de um planejamento financeiro pessoal quando iniciado, deve ser em seus hábitos. Assim, posteriormente você irá focar em valores.

Faça trocas financeiramente inteligentes 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Sendo assim, o valor economizado com a tarifa pode ser direcionado para a poupança, mesmo que você acredite que isso não seja resolutivo porque o valor pode ser muito baixo. 

Ao entender a sua maneira de se relacionar com o dinheiro, esses valores passarão a fazer sentido, bem como, você irá direcionar valores cada vez mais elevados de uma forma natural.

Direcione valores economizados para uma poupança 

Da mesma forma, você pode realizar a troca referente a sua conta corrente. Uma vez que as fintechs costumam oferecer os mesmos produtos bancários que os bancos tradicionais, porém, com a economia das taxas. Além disso, você pode verificar outras trocas pertinentes a sua rotina e direcionar valores economizados para a poupança.

 Alimente o hábito da poupança

Sendo assim, ao entender a poupança como um hábito, você irá modificar a sua forma de consumir, e isso pode fazer muita diferença no seu planejamento.

Dessa maneira, você passará a questionar de forma natural seus hábitos de compra e irá direcionar valores para várias finalidades. No início, você deve fazer uma poupança para uma reserva de emergência. Posteriormente, você pode direcionar valores para objetivos específicos, bem como, procurar opções disponíveis no mercado para diversificar seus investimentos.

Certamente, assim irá modificar seus hábitos financeiros de forma direcionada, ainda que essa modificação ocorra por etapas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.